Por paulo.gomes

Rio - A colisão de um ônibus num poste com transformador causou uma tragédia no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo, na manhã desta quarta-feira. Com o acidente, que aconteceu por volta das 6h, o coletivo da Viação Mauá, que fazia a linha 532 (Niterói - Alcântara), atingiu o poste na Rua Doutor Getúlio Vargas e o transformador caiu sobre o veículo, dando início ao incêndio. Houve pânico entre os passageiros que tentavam escapar pelas janelas e portas. De acordo com os bombeiros, oito pessoas morreram e oito ficaram feridos. Entre os mortos está uma criança.

GALERIA: Ônibus bate em poste e deixa várias pessoas mortas em São Gonçalo

Os feridos foram levados para o Hospital Estadual Alberto Torres e para o Hospital São José dos Lírios, ambos em São Gonçalo. De acordo com Danielle Peres, delegada-adjunta da 73ªDP (Neves), o motorista do ônibus teria tentado desviar de um carro que vinha na contramão. "Possivelmente o motorista, que estava numa curva, se assustou com um carro que vinha na contramão. Ele bateu no poste e o transformador acabou caindo no ônibus".

Ônibus pega fogo após colisão e deixa várias pessoas mortas em São GonçaloSeverino Silva / Agência O Dia

O acidente aconteceu perto de um posto de gasolina. O frentista Joel Guimarães, 46 anos, presenciou o acidente e disse que o ônibus não trafegava em alta velocidade. "Eu vi que o ônibus deu uma freada muito brusca e bateu no poste. O motorista vinha dentro da velocidade normal. Ele perdeu o controle porque a rua está muito suja de lama e vinha outro ônibus na direção. O fogo consumiu o ônibus muito rápido, tudo em menos de um minuto".

"As pessoas dentro do ônibus estava pedindo socorro. Pegamos três extintores para poder tentar pagar as chamas, mas não conseguimos", completou.

O frentista relatou o drama de um homem que foi salvo mas que perdeu sua esposa e filha na tragédia. "Estava todo mundo gritando lá dentro. Socorremos três pessoas, inclusive um homem que gritava 'por favor socorre minha filha e a minha mulher'", disse Joel. No entanto, elas não conseguiram sobrevier e morreram abraçadas.

Joel disse viu uma pessoa morrer enquanto tentava ajudar que ele deixasse o ônibus em chamas. "Eu vi o cara falecendo. Acabamos desistindo, pois ele ficou ficou preso por conta da mochila. O calor estava muito forte e as vozes dentro do ônibus se calaram", concluiu.

Oito pessoas conseguiram sobreviver ao grave acidente na manhã desta quarta-feira em São GonçaloSeverino Silva / Agência O Dia

O motorista do ônibus, Valdinei Rangel, de 51 anos, está entre os feridos, assim como o cobrador Ângelo Gomes da Silva, também de 51 anos. Os outros sobreviventes são: Giovane Farias, José Soares Ferreira, Leandro Fagundes da Silva, Anderson Morlé e Willian Lemos da Silva, além de uma pessoa que ainda não foi identificada. Ela não estava no veículo e se feriu ao tentar socorrer as vítimas.

Diretor-operacional da Viação Mauá, Flávio Giantomaso garantiu que a empresa está dando assistência aos feridos e para as famílias das vítimas fatais. "A empresa está apurando o que aconteceu. Já disponibilizamos ajuda aos passageiros e aos nossos funcionários", disse o diretor, alertando que o acidente poderia ter tido números mais trágicos.

"Num dia normal essa linha transporta entre 15 e 16 mil passageiros. Se não fosse pelo Carnaval, a tragédia poderia ser maior".

Você pode gostar