Por paulo.gomes

Rio - Policiais da 27ª DP (Vicente de Carvalho) prenderam ontem o acusado de chefiar o tráfico de drogas dos morros do Juramento e Juramen tinho, em Vicente de Carvalho, Zona Norte. Douglas Eraquiel de Araújo, o Orelha, de 24 anos, foi capturado quando chegava na casa da namorada, em Bonsucesso.

De acordo com investigações, ele comanda bando do Comando Vermelho (CV) que tenta rechaçar, nas duas comunidades, as investidas de quadrilha rival da Amigos dos Amigos (ADA), esta comandada por Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, que hoje é o bandido mais procurado do Rio.

Os confrontos entre as facções vêm deixando moradores do Juramento e Juramentinho apavorados desde o final de dezembro. Ações do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão acontecendo com frequência. Motoristas que passam pela região e até passageiros da estação do metrô do bairro também já relataram o pânico pelas redes sociais.

De acordo com o delegado Felipe Curi, Orelha vinha sendo monitorado pelo Serviço de Inteligência da Polícia Civil. O traficante deixava diariamente o Juramento por volta das 4h, sempre escoltado por um comparsa como batedor, e retornava para a comunidade no final da tarde. Ontem, os agentes renderam o criminoso, que não resistiu à prisão.

Douglas Eraquiel de Araújo%2C o Orelha do Juramento%2C foi preso na manhã desta sexta-feira%2C em Bonsucesso%2C com armas%2C drogas e um kit de primeiros socorrosSeverino Silva / Agência O Dia

“A prisão do Orelha foi importante porque ele era a liderança das duas favelas. Além disso, ele negociava diretamente a compra de maconha e pasta-base de cocaína, que eram vendidas em ambas as favelas. A maior quantidade da droga vinha do Mato Grosso para o Rio de Janeiro”, explicou Felipe.

Dentro do carro do traficante, que não era roubado, policiais encontraram três pistolas 9mm de origem turca, com seis carregadores, oito tabletes de pasta-base de cocaína (que totalizam 20 quilos da droga) e uma maleta com medicamentos, que tinha até morfina.

O delegado acredita que a maleta seria espécie de kit de primeiros socorros do criminoso. “As investigações estão continuando e outras prisões deverão ocorrer”, afirmou Felipe Curi. Contra o traficante havia mandados de prisão por tráfico, roubo e porte ilegal de armas.

Orelha começou a dominar o tráfico no Juramento em janeiro, após a morte do chefe do tráfico na região, Flavio Silva Mendonça, o Flavinho do Juramento.

Tiroteio perto de delegacia

A tentativa de retomar o controle da venda de drogas no Morro Jorge Turco, em Rocha Miranda, terminou com um suspeito preso, ontem à tarde. Bandidos do Morro Faz Quem Quer, que pertencem ao Comando Vermelho, tentaram roubar um carro na Avenida dos Italianos para seguir até a comunidade controlada pela facção Amigos dos Amigos (ADA).

No entanto, agentes da 40ª DP (Honório Gurgel) presenciaram a cena, já que a delegacia fica na Rua Gaurama, à margem da Avenida dos Italianos. Houve um intenso confronto. Segundo os investigadores, os criminosos estavam armados com fuzis. Não houve ferido.

Após o tiroteio, os policiais da 40ª DP, com apoio do 9º BPM (Rocha Miranda), conseguiram prender um dos criminosos dentro de uma igreja evangélica na Rua Ibirapuitã, que também faz esquina com a Avenida dos Italianos.

Com ele foram apreendidos um radiotransmissor e um carregador de pistola. Há pelo menos uma semana, moradores do Jorge Turco convivem com os constantes tiroteios na comunidade. 

Colaborou Guilherme Santos

Você pode gostar