Por nicolas.satriano

Rio - O aniversário do Rio é neste domingo, mas as comemorações já se espalharam pela cidade. Neste sábado, o Cristo Redentor terá música, bolo e oração pela cidade. Cariocas e turistas serão convidados para um abraço na imagem, às 9h. Para o organizador do encontro, Aroldo Araújo, o ato vai lembrar a todos que os princípios fundamentais de respeito e tolerância sempre marcam a história do povo. “Vamos exaltar o que há de mais nobre para a boa convivência entre os homens”, ressaltou.

Aqueles que comparecerem ao mais famoso cartão-postal do país entre 9h e meio-dia, participarão das atividades programadas pela Arquidiocese, em parceria com o Rotary Internacional, a Associação Comercial do Rio de Janeiro e com a Sociedade Amigos da Rua da Carioca (SARCA).

Monumento poderá ser abraçado por turistas e cariocasAlessandro Buzas / Arquivo Agência O Dia

A animação fica por conta da Banda da SARCA, antes do corte do bolo. A celebração termina com o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, rezando a Oração do Ângelus em intenção dos 450 anos do Rio. “Vamos pedir a Deus que abençoe ainda mais esta nossa terra, cercada de belezas naturais, e também a nossa gente, para que seja cada vez mais maravilhosa”, desejou Padre Omar.

Na Quinta da Boa Vista, a festa vai rolar a partir das 21h com shows de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Frejat, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e Neguinho da Beija-Flor, entre outros.

No Centro e no Santo Cristo, serão oferecidos serviços sociais nas áreas de saúde preventiva, lazer e educação.Às 10h30, moradores do Morro do Pinto vão receber oficialmente a 21ª Vila Olímpica da prefeitura, batizada de Parque Machado de Assis. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio, a inauguração contará com aulão de tai chi chuan e muitas brincadeiras para a garotada.

O espaço, onde havia um parque de lazer para a comunidade, foi reformado e agora conta com quadra poliesportiva, dois campos de futebol, brinquedos, academia de ginástica, churrasqueira comunitária e dois mirantes. As inscrições para atividades podem ser feitas na administração da Vila Olímpica, com identidade, comprovante de residência e atestado médico.

Selfies em monumentos

A Praia do Arpoador foi tomada por selfies nesta sexta-feira. Como parte das comemorações dos 450 anos do Rio, a Prefeitura lançou o ‘monumento selfie’, em que cariocas puderam fazer autorretrato com a estátua em homenagem a Tom Jobim. A ação foi a primeira de 20 que vão acontecer na cidade até o fim do ano.

“No último Réveillon, vi uma fila no Calçadão de Copacabana para registrar uma imagem ao lado da estátua de Dorival Caymmi. A moda selfie agrega carinho e resolvemos fazer esse evento para presentear os cariocas”, explicou o secretário municipal de conservação, Marcus Belchior.

Além de ter a imagem compartilhada na rede social, os cariocas também puderam levar a foto impressa como recordação.

Você pode gostar