Por nicolas.satriano

Rio - Os alunos do CAp-UERJ tiveram o início do ano letivo adiado por falta de professores e de verbas para o pagamento de terceirizados. A decisão foi tomada após uma reunião entre os membros do Conselho Departamental, do Grêmio Estudantil, servidores e a direção da instituição. As aulas, que começariam segunda-feira, estão previstas para o dia 11 de março.

Segundo funcionários administrativos do CAp-UERJ, os diversos concursos abertos para a unidade não tiveram muitos inscritos. Segundo funcionários do Instituto de Aplicação, a necessidade da escola era de 70 concursados, porém, a reitoria só ofereceu 42 vagas — e os aprovados ainda não foram convocados. Além disso, a suspensão das contratações temporárias limitou o número de profissionais na unidade, acabando com a admissão de professores substitutos no lugar de efetivos.

De acordo com o Grêmio Estudantil, a falta de professores é um problema recorrente e já foi levado à Alerj, no meio do ano passado. E, além da carência acadêmica, a limpeza dos prédios também está comprometida por causa do atraso no pagamento dos funcionários, que estariam fazendo rodízio para o trabalho emergencial de limpeza na unidade.

Você pode gostar