Por tiago.frederico

Rio - O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, explicou nesta terça-feira porque os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João, no Engenho Novo, estão sendo treinados no Comando de Operações Especiais (COE). Os agentes são os primeiros de uma UPP a receberem treinamento de equipes dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChoque), de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Segundo Beltrame, os policiais da UPP São João foram os primeiros escalados para o treinamento pois "o morro [onde atuam] é um lugar estratégico. Em sua parte alta há acesso para os Macacos, a Formiga e para outros lugares", disse.

PMs da UPP São João durante treinamento dado pelo Comando de Operações Especiais (COE)Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Beltrame acredita que o Comando de Operações Especiais é o local adequado para reciclar os PMs, pois, segundo ele, no processo de pacificação, o Bope é "a primeira tropa a entrar em uma comunidade".

"É quem tem o primeiro contato com a comunidade, é quem fala com as pessoas e é ele quem inicia esse processo. E nós temos aqui pessoas qualificadas e específicas de polícia de proximidade", ressaltou o secretário.

De acordo com a PM, o objetivo é que o treinamento se estenda para todos os policiais das UPPs. Na primeira fase, cerca de 200 policiais recebem instruções de técnicas de abordagem, conduta de patrulha, autoproteção nas áreas de atuação, uso de armamento e primeiros socorros.

"Todos nós temos que procurar nos desenvolver naquilo que a gente pratica e, na Polícia Militar, como na Polícia Civil, não pode ser diferente. O programa [UPP] tem pouco mais de oito anos ou mais, então nós temos também que apresentar uma melhoria na qualificação do policial que está inserido no programa de pacificação", disse. O treinamento foi motivado, segundo ele, devido a um relatório realizado no fim do último ano. "Entendemos que deveríamos melhorar a qualificação do policial a fim de tentar suprimir algumas ações do crime", avaliou.

Beltrame diz que provas devem levar a exoneração de PMs que participaram de ação que terminou com morte de jovem na PalmeirinhaFabio Gonçalves / Agência O Dia


Você pode gostar