Por felipe.martins

Rio - O Maracanã vai ter que explicar ao Procon por que torcedores tiveram dificuldades para entrar no estádio no jogo entre Flamengo e Botafogo no último domingo. O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, instaurou ontem um processo administrativo contra a concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A., que terá 15 dias para apresentar sua defesa. Caso o departamento jurídico não aceite as explicações, a empresa será multada. O valor vai depender da receita obtida nos últimos três meses.

Longas filas nas bilheterias dificultavam a venda e a retirada de ingressos comprados pela internet. Outras filas na entrada do estádio também causavam dificuldades para quem já estava com o ingresso em mãos. Muitos não conseguiram entrar para assistir ao jogo do início. No final do primeiro tempo ainda havia, do lado de fora, torcedores que compraram o ingresso. Vários deles desistiram e foram embora.

Segundo o Procon, o artigo 20 do Estatuto do Torcedor determina que “a venda de ingressos deverá ser realizada por sistema que assegure a sua agilidade e amplo acesso à informação. Tais qualidades não foram vistas no evento. O sistema de vendas e trocas de ingressos se mostrou ineficiente diante da demanda e a ausência de informações causou confusão entre os consumidores”. Além disso, “o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços”.

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