Por marcello.victor

Rio - A Polícia Militar terminou com um protesto de moradores do Morro do Engenho da Rainha, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Rio, no fim da noite desta quinta-feira. Manifestantes fecharam a Avenida João Ribeiro, em Pilares, bairro vizinho, para protestar contra a morte de Marcos dos Santos Silva, de 19 anos, durante uma ação da PM à tarde. Segundo a polícia, ele e outro jovem baleado são acusados de participação no tráfico de drogas e estavam armados.

Durante a tentativa de dispersar o protesto, os PMs chegaram a usar bombas e efeito moral. Ninguém ficou ferido ou foi preso. A sogra de Marcos, que preferiu não se identificar, disse que o rapaz trabalhava ultimamente como ajudante de obras.

"O Marcos estava desempregado, sem trabalhar com carteira assinada, mas estava, no momento, fazendo bico como ajudante de obras. Ele estava feliz porque tinha conseguido uma casinha para morar com a minha filha. A mãe dele tinha ido ao shopping hoje pagar as compras que tinha feito para eles. Ela tem o carnê da moto que comprou para ele e a nota fiscal do celular que sumiu quando ele foi ferido", disse.

Além de Marcos, Leon Rodrigues de Lima, 23, também foi baleado durante a ação de PMs do 3º BPM (Méier) no Engenho da Rainha. Ambos foram levados para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. No entanto, Marcos não resistiu aos ferimentos e morreu. Já Leon passou por cirurgia e está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade em estado grave.

Segundo a PM, a dupla estava com duas pistolas. Mas a família de Marcos afirma que as armas foram "plantadas" por PMs para incriminar os dois feridos. “Marcos trabalhava como mototaxista. A mãe dele estava ajudando-o a pagar a moto. Ele estava morando com uma menina. As armas foram colocadas pelos PMs”, disse a tia do rapaz, Sara dos Santos Silva.

Ainda de acordo com Sara, os PMs chegaram atirando na comunidade dominada pelo Comando Vermelho (CV). “O Marcos foi atingido quando foi se esconder na padaria. Os policiais tiraram a roupa dele e ele ficou só de sunga. Conseguimos recuperar a bermuda, boné e chinelo, que estão sujos de sangue”, contou Sara. Na incursão, um suspeito foi preso com drogas e radiotransmissor.

A 25ª DP (Engenho Novo) investiga o caso.

Você pode gostar