Por felipe.martins

Rio - Poucos cariocas sabem que tem um museu em Jacarepaguá. É o Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, onde está guardado todo o acervo do artista, com mais de 800 peças. No dia 28 será inaugurada a exposição ‘Um Canto, Dois Sertões: Bispo de Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira’, que faz uma nova leitura do trabalho do artista. Depois de irem à Japaratuba, cidade natal de Bispo em Sergipe, os curadores encontraram importantes referências que influenciaram sua obra. O Museu oferecerá transporte para o público ir até lá.

CORAGEM

Você com certeza já viu algum trabalho dele por aí. Desenhar sempre fez parte da rotina de Marcelo Ment, artista gráfico nascido em Nova Iguaçu e criado na Vila da Penha. Com 20 anos de carreira e obras espalhadas pelas ruas do Rio e cidades do mundo, Ment lança ‘Coragem’.

Marcelo Ment%2C artista gráfico nascido em Nova Iguaçu e criado na Vila da PenhaDivulgação

São trabalhos em que deixa o lápis, a caneta e o spray deslizarem sem voltar atrás. A partir de quinta, dia 12, na Galeria Homegrown. Há trabalhos do artista que podem ser vistos nos muros de Botafogo, Lapa, Lagoa, Vila da Penha e, o mais famoso deles, no Humaitá.

Ressaca de Carnaval

Para quem achou que o Carnaval já tinha ido embora, hoje à noite tem a primeira edição da festa Kriola, na Lapa, com o tema Ressaca de Carnaval. Quem abre é o pessoal do Tambores de Olokun (foto), com seu cortejo inspirado no Maracatu de baque virado do Recife. Em seguida, o bloco Estratégia e a malemolência da música preta brasileira. Entre uma coisa e outra, um show à parte nas carrapetas com o DJ Elton Sapucaia, aquele do Bailão do Castelo, Beija Eu....

Festa Kriola%2C na Lapa%2C rola nesta sexta-feiraDivulgação

Canções calientes

Programa para os românticos, com um set list para dançar e, acima de tudo, apimentar a imaginação dos casais apaixonados. O grupo Imagina Samba faz show, domingo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. É a nova turnê do CD ‘Você ou Ninguém Mais’, que rola no Kallifa, em Campo Grande, a partir de 16h.

DUAS PISTAS, UMA FESTA

Bless e Funk The Chic sobem o Morro do Vidigal na sexta-feira 13 para uma festa ‘dois em um’. Com duas pistas, três ambientes, exposições, chill out area, laricas, funk/soul, reggae/ragga, ska, dancehall, muito groove e bass culture, vai ser no Arvrão, com aquela vista de tirar o fôlego. A festa, itinerante, também vai estar em praças, praias e parques.

MAIS DO QUE UMA SIMPLES OCUPAÇÃO, a arte e a música das ruas se mostram importantes elos para a junção de uma cidade que vai muito além da Zona Sul. O Rio é, cada vez mais, uma cidade de arte a céu aberto, construída por incríveis redes de afetos. Com ou sem crise, 2015 promete.

Confetes

A ordem é levar protetor solar, óculos escuros, chapéu, canga, canga, tintas e se extasiar ao som de muita música brasileira pro seu corpo ficar Odara. Esse é o nome da festa que vai reunir amanhã, nas areias do Leme, a moçada que vibra ao som de Tim Maia, Caetano e outros mais. Começa às quatro da tarde.

O projeto de ocupação Arte Sonora vai estar durante dois meses, a contar de hoje, no Castelinho do Flamengo. Artistas, DJs, músicos e pesquisadores apresentarão instalações, palestras, vídeos, performances, lives, além de realizar gravações de podcasts e mixtapes. Sons de todas as formas para todos.

Sábado e domingo, portões abertos na Teodoro da Silva 383, em Vila Isabel, para festejar um ano do #OcupaMaluca, espaço para exposição e experimentação artística na Zona Norte. Em 2014, foram 22 edições, com 56 artistas, exposição de pinturas, instalações, desenhos, performances, curtas, poesia e DJs.

A cineasta Ana Carolina exibe hoje, às 18h30, seu longa ‘A Primeira Missa’. Inspirada no quadro “Primeira missa no Brasil”, a trama gira em torno de um grupo de cineastas tentando reconstruir a encenação do marco. A Escola de Cinema Darcy Ribeiro fica no Centro e a entrada é franca.

Você pode gostar