Por felipe.martins

Rio - Comer alivia o mau humor. Mas engana-se quem pensa que a melhora no ânimo ocorre após uma caixa de bombom ou um pote de sorvete. Alimentos saudáveis, como frutas, ovos, peixes e verduras são os verdadeiros antídotos contra a irritabilidade, já que têm substâncias que ativam hormônios do prazer e freiam os relacionados ao estresse.

Vegetais têm poder antioxidante%2C o que ajuda a combater o estresse Istock

Peixes e sardinhas, explica a nutricionista Carla Cotta, contêm um aminoácido chamado triptofano que, quando ingerido, libera a serotonina, responsável pela sensação de prazer. “Os frutos do mar são ideais para manter o bom humor, justamente por promover essa sensação. E, por terem zinco e selênio, são antioxidantes, o que aumenta a imunidade do corpo”, diz.

Também rica em triptofano, a banana favorece na melhora do nervosismo e da fadiga. A fruta contém ainda outras substâncias que ajudam na prevenção do estresse, como a vitamina B6, os carboidratos e o potássio.

A vitamina, segundo a especialista da Clínica Essendi, age da mesma forma que o triptofano. “O ideal é ingerir alimentos co m triptofano por volta das 17h. Neste horário, o cérebro já trabalhou bastante, está desgastado. Com o corpo mais relaxado, as pessoas têm um sono mais tranquilo”, sugere.

Frutas cítricas, como laranja e limão, inibem a liberação do hormônio do estresse, o cortisol, por causa da vitamina C e de outros antioxidantes. Além disso, evitam a fadiga e promovem mais energia. Já os ovos são fonte de colina, tiamina e niacina, nutrientes do complexo B, que atuam nas funções neurológicas. A falta deles pode causar ansiedade e indisposição.

O espinafre é outra opção para quem quer se manter tranquilo. Ele reúne o ácido fólico, que previne contra depressão e ansiedade. Carla diz que, quando há falta do ácido no corpo, é sinal de que há pouca produção de serotonina. “Ele pode ser encontrado em outros alimentos verdes, como brócolis. Essa substância é importante para manter boa saúde mental”, explica.

Metabolismo e apetite

As pessoas costumam associar o mau humor e o estresse do fim do dia ao trabalho. Mas, segundo a nutricionista Carla Cotta, também nestes momentos a irritabilidade pode ser causada pela falta de alimentação. Se o organismo fica sem ser alimentado por muitas horas, começa a sentir falta de nutrientes, diz a especialista. “Normalmente é indicado alimentar-se de três em três horas. No entanto, isso não é uma regra. Se você tem uma tendência a ficar irritado e depressivo, o ideal é que tenha intervalos menores. Caso contrário, você pode comer em espaços maiores do que três horas. Vai depender do metabolismo de cada um, da individualidade bioquímica”, destaca Carla Cotta.


Você pode gostar