Por paloma.savedra
Bebezão foi preso nesta segunda-feira durante operação no Morro da PedreiraDivulgação

Rio - Um dos bandidos mais procurados do Rio foi preso na manhã desta segunda-feira, enquanto tentava fugir da Pedreira com a mulher.

Foragido desde novembro, quando foi resgatado de um hospital, Jonhy Luiz da Silva, o Bebezão, de 27 anos, foi abordado por policiais, próximo à comunidade, em Costa Barros, onde se realizava uma operação.

Por estar sem documentos, ele foi levado para a delegacia para que sua identidade fosse averiguada e acabou sendo preso.

O Batalhão de Choque (BPChoque) e o 41º BPM (Irajá) realizavam uma operação de combate ao tráfico de drogas nas comunidades de Costa Barros e Acari na manhã de ontem. Policiais do Grupamento Tático Móvel do BPChoque, que faz patrulhamento em motocicletas, realizaram uma blitz na Estrada de Botafogo, próximo da entrada da Pedreira. Segundo os agentes que fizeram a prisão, eles abordaram um carro que era dirigido por uma mulher, com um homem no banco do carona.

O carro (um Ford Ka) não era roubado, mas o homem estava sem documentos e deu respostas diferentes para as mesmas perguntas sobre sua identidade e a da mulher. Ao ser informado que seria levado, ele tentou fugir correndo, mas foi alcançado pelos PMs, que o levaram à 39ª DP (Pavuna), onde se constatou que o preso era o traficante Bebezão.

Principal ladrão de cargas do estado e líder do tráfico na favela da Gaúcha, em Belford Roxo, Bebezão é homem de confiança do traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy. Ele havia sido preso no dia 16 de outubro do ano passado, após uma tentativa frustrada de roubar um caminhão, na Pavuna. Na ocasião, Bebezão e cerca de 20 bandidos, foram surpreendidos por PMs e houve intensa troca de tiros. Três criminosos morreram e o traficante foi ferido com um tiro de fuzil 762 na barriga.

Três semanas depois, ele foi transferido para o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói. Após uma semana de internação, um grupo de 15 criminosos o resgatou.

Os bandidos chegaram em três carros por volta das 3h. Armados, entraram pela porta da frente e ficaram 25 minutos no hospital. A segurança do quarto era feita por um policial do 41º BPM (Irajá), que teve duas armas levadas pelos bandidos.

Bebezão era procurado desde novembro de 2014

Bebezão era procurado desde novembro do ano passado, quando foi resgatado do Hospital Azevedo Lima, em Niterói, por bandidos ligados ao traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy. Na ação, um policial e um motociclista morreram e a sua esposa do PM foi baleada.

Johnny Luiz Silva%2C o Bebezão (camisa preta)%2C com Marcos Vinicius Ferreira %2C o 'Soca Nela'%3B os dois foram presos nesta manhã em operação no Morro da PedreiraPaulo Araújo / Agência O Dia

Polícia prende traficante Bebezão no Morro da Pedreira

Acusado de participar de resgate de Bebezão é preso em São João de Meriti

Para o resgate de Bebezão, os cerca de 15 bandidos utilizaram o carro do policial assassinado, e mais dois veículos. Os criminosos levaram 25 minutos para a realizarem toda a ação dentro do hospital. Eles foram em diversas enfermarias até localizarem o Bebezão. Na saída, os bandidos roubaram pertences de pacientes e funcionários da unidade hospitalar.

Policial faltou ao serviço no dia do resgate

No dia do resgate de Bebezão, um dos policiais que faziam a segurança do traficante no Hospital Azevedo Lima faltou ao trabalho. Após o incidente, os órgãos de saúde afirmaram que não modificaram sua rotina de atendimento aos presos. A Secretaria Estadual de Saúde informou por nota que “toda vez que um custodiado dá entrada em uma unidade da rede estadual, os órgãos de segurança competentes são acionados para compor a escolta nos hospitais.”

Ainda segundo a nota, “para maior segurança, os pacientes custodiados são internados em enfermarias exclusivas para este tipo de paciente, mas é importante ressaltar que as unidades da rede estadual de Saúde não fazem diferenciação dos pacientes atendidos em suas emergências. Cabe deixar claro que a presença de policiais não altera a rotina de atendimento, apesar de reconhecer que isso pode causar constrangimento aos demais pacientes, usuários e funcionários. Porém, é essencial lembrar que a escolta é necessária para garantir a segurança de todos.”

Já a rede municipal de saúde alegou seguir orientações das forças de segurança, quando um preso é atendido.

Invasor de Fórum vai para a cadeia

Durante a operação em que o traficante Bebezão foi preso, um outro traficante procurado pela polícia também foi parar atrás das grades. Marcos Vinícius de Castro Ferreira, o Soca Nela, de 30 anos, tinha um mandado de prisão expedido contra ele por homicídio.

Soca Nela e Bebezão são apontados pela polícia como membros da quadrilha que invadiu o fórum de Bangu, em outubro de 2013, numa tentativa de resgate de traficantes da facção Amigos dos Amigos.

No dia 31 de outubro do ano retrasado, um grupo de bandidos armados com fuzis tentou resgatar os traficantes Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho; Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate; e Luiz Armando Lopes Tavares Amadeu Vieira, o Dallas, que participavam de uma audiência.

Um dos policiais militares que que faziam a segurança do Fórum reagiu à invasão, foi baleado e acabou morrendo no hospital. Uma criança de 8 anos também foi atingida por uma bala perdida e faleceu. Uma senhora em um ônibus foi baleada, mas sobreviveu.

Soca Nela foi preso por policiais do serviço reservado do Batalhão de Choque numa casa na Rua Rajadinha, na Pedreira, e não resistiu à prisão.


Você pode gostar