Por paloma.savedra

Rio - Além das oito creches suspeitas de envolvimento no esquema de desvio de verbas, em São Gonçalo, mais seis empresas que forneciam alimentos para as instituições estão sendo investigadas. Desde o início da manhã desta segunda-feira, agentes da Delegacia Fazendária da Polícia Civil (Delfaz) realizam operação para cumprir 21 mandados de busca e apreensão. Dezesseis pessoas estão prestando depoimento. 

Polícia faz operação contra grupo que desviava verbas de creches

De acordo com a delegada assistente da Delfaz, Tatiana Queiroz, a direção das creches desviava o dinheiro para outra utilização, como a compra de materiais de limpeza e pagamentos de profissionais, deixando as crianças sem os alimentos. As verbas eram provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e repassadas às creches através da prefeitura.

Segundo a delegada assistente da Delfaz%2C Tatiana Queiroz%2C há informações de que o desvio das verbas das creches ocorre desde 2004Maíra Coelho / Agência O Dia

Segundo as investigações, foram desviados R$ 5,2 milhões do município, na fraude que envolve diretores das creches e pessoas ligadas a empresas que emitem notas fiscais. Com isso, aproximadamente 700 crianças foram prejudicadas com o golpe. Há ainda suspeitas de que algumas das empresas investigadas nem existam. 

Os integrantes da quadrilha podem responder pelos crimes de fraude à licitação, falsidade de documento particular e público, falsidade ideológica, formação de quadrilha, peculato, crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo ainda não se manifestou sobre o fato

De acordo com a delegada Tatiana Queiroz, as investigações começaram há um mês e meio, originadas por meio de uma denúncia. As informações são de que os golpes vinham sendo aplicados desde 2004. "Todos que participavam de maneira direta e indireta do processo de destinação do dinheiro serão investigados, inclusive funcionários públicos da prefeitura", declarou. 

Policiais civis realizaram nesta segunda-feira uma operação em São Gonçalo para desmantelar uma quadrilha que desviava verbas de creches do municípioReprodução / TV Globo

As creches investigadas são: Obra Social Tia Lili Educandário e Obra Social Colubandê Primeiro Amor, Associação Assistencial Educacional Macadeski, Creche Comunitária Yaveh Shaman, Instituto Raiz do Futuro, Instituto Social Sonia Gouveia Faria, Obra Social Bem Viver e Obra Social do Bairro das Palmeiras. Já as empresas que vão responder ao processo são: Luke Comércio e Serviços Ltda ME, Vavathay - Vanessa da Silva Maia Comércio de Gêneros Alimentícios, LCA São Gonçalo Comércio e Representação Ltda, João Ricardo Torres ME, Selmarki Rod SG Comercial e Distribuição Ltda, TJL Distribuidora Ltda.

Você pode gostar