Por paloma.savedra

Rio - Parece não ter fim a espera pela volta dos bondes de Santa Teresa. A previsão era de que o primeiro trecho — ligando o Largo da Carioca ao Curvelo — fosse entregue ainda este mês. Porém, devido a problemas nos paralelepípedos da região, as obras não serão concluídas a tempo. Também não houve definição de novo prazo. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, assim que os reparos na via férrea forem feitos, o bonde entrará em operação.

Segundo bonde que vai circular em Santa Teresa chega à Estação Carioca Divulgação

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, será necessário realizar reparos no rejunte dos paralelepípedos com os trilhos instalados no trecho do Largo da Carioca- Largo do Curvelo. O órgão explica que os novos bondes possuem quatro tipos de freios, sendo que o quarto tipo, acionado em casos de emergência, é o freio magnético. E durante os testes com os novos bondes, os técnicos identificaram que falha na colocação dos paralelepípedos poderiam impedir o correto funcionamento destes freios.

Na semana passada, foram realizados testes para definição da metodologia de reparo. Ficou estabelecido que o ajuste será executado por meio de corte nos paralelepípedos, numa largura de 5 cm dos trilhos, e o trabalho será feito com um tipo de serra especial.

Os reparos terão início no final desta semana e o cronograma de execução será definido em reunião técnica nesta terça-feira, autorizarando o início dos trabalhos.

Ainda de acordo com a secretaria, nos últimos 30 dias foram comissionados três dos cinco novos bondes, e eles já estão liberados para a entrada em operação. 

Você pode gostar