Por paulo.gomes

Rio - O prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge, o Evandro Capixaba, foi preso na manhã desta sexta-feira, por agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Ele é acusado de fraudar licitações, falsificar documentos e coagir testemunhas. Além dele, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sidney Ferreira, também foi preso durante operação do município da Região Costa Verde. O secretário de Comunicação, Roberto Pinto dos Santos, está foragido.

Além dos mandados de prisão, foi requerida ainda a indisponibilidade de bens do prefeito e de outros integrantes da quadrilha, além da suspensão do exercício funcional dos servidores públicos envolvidos no crime. Ao todo, estão envolvidas na fraude 44 pessoas, entre servidores do município e empresários.

Evandro Bertino Jorge%2C prefeito de Mangaratiba%2C foi preso na manhã desta sexta-feira%2C no municípioReprodução Facebook

Em novembro do ano passado, MP e a Polícia Federal, cumpriram três mandados de busca e apreensão nas sedes da Prefeitura de Mangaratiba e do Jornal Povo do Rio, no Centro e em Vila Isabel, na Zona Norte. A operação apurou fraudes em contratações realizadas pela prefeitura nos anos de 2011 e 2012 e cerca de 40 contratos foram analisados, que segundo o promotor Alexander Véras Vieira têm o valor estimado em R$ 60 milhões.

De acordo com o MP, a prefeitura pagava ao Povo para que alterasse a matriz dos jornais que já haviam circulado e colocasse editais de convocação e os resultados das licitações fraudadas. Tudo isso sem que a informação tivesse realmente sido publicada. As edições alteradas, segundo as investigações, eram guardadas nas sedes do jornal e da prefeitura e serviam como respaldo para os contratos irregulares.

A denúncia aponta que os R$ 60 milhões eram utilizados na aquisição de variados produtos, como cestas básicas, merenda escolar e execução de obras no município. Há também indícios de que as contratações eram realizadas sem licitação e sem a garantia de que os serviços seriam executados. Em nota, a defesa de Bertino Jorge negou as acusações.

Nota oficial

O prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge, repudia e nega veementemente todas as denúncias do Ministério Público estadual, originadas por uma campanha difamatória liderada por adversários políticos.

A defesa de Evandro Capixaba vai interpor todos os recursos possíveis na Justiça para reverter sua prisão. A detenção causa estranheza, visto que o prefeito vinha colaborando com as investigações, sempre esteve à disposição do Ministério Público estadual para prestar os esclarecimentos necessários por ser o principal interessado em comprovar sua inocência, idoneidade e zelo na aplicação dos recursos públicos.

Evandro Capixaba tem uma trajetória política de 23 anos marcada pela ética e honestidade. Assim que tomou conhecimento da investigação do Ministério Público, o prefeito criou uma Comissão Especial, integrada por membros da Controladoria-Geral do município e da subprocuradoria, para apurar as denúncias relacionadas às licitações. O prefeito também oficiou a todos os órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério Público, disponibilizando servidores para prestar os esclarecimentos necessários, e ratificar que em sua administração todos os processos licitatórios foram realizados atendendo aos critérios exigidos na Lei Geral de Licitações (nº 8.666).

Você pode gostar