Por felipe.martins

Rio - Depois de dois meses de treinos, 13 atores fizeram, nesta quarta-feira, o ensaio-geral para o Auto de São Jorge, que será apresentado hoje, dia do santo, em um palco montado na Presidente Vargas, em frente ao Campo de Santana. A peça começa às 18h.

A história do mártir católico e de suas provações será recordada no espetáculo realizado pela Fundação Cesgranrio, com apoio da Arquidiocese do Rio. “Todo mundo é um pouco devoto e mata seu dragão por dia. O povo carioca é muito guerreiro, assim como São Jorge. A peça é um presente ”, disse o diretor do espetáculo, Márcio Fonseca.

Nesta quarta-feira%2C fiéis compareceram a igreja do santo no Centro do RioFernando Souza / Agência O Dia

Outra homenagem especial no Centro da cidade será o Cortejo Circo de Jorge que levará músicos, artistas de circo e um dragão para as ruas. O Grupo Circo da Silva e alunos da Escola Nacional de Circo vão realizar pela primeira vez uma festa para celebrar o santo guerreiro e a arte circense. A concentração será às 10h, na Praça Tiradentes, e seguirá em cortejo até a Igreja de São Jorge, no Campo de Santana.

Os devotos de São Jorge terão ainda outras oportunidades de louvar o santo guerreiro. Haverá as missas, na Paróquia de São Jorge, em Quintino, e na Igreja de São Gonçalo e São Jorge, na Praça da República. As comemorações começam às 5h da manhã com a Alvorada, nas duas igrejas.

Durante todo dia, serão realizadas no Centro missas campais realizadas de hora em hora, entre 8h e 16h. Em Quintino, as celebrações eucarísticas serão também de hora em hora, das 7h às 15h, e das 16h30 às 18h.

Em Maricá, a tradicional cavalgada religiosa terá a participação de 400 cavaleiros. Ela sairá do Rancho Ubatã, no Caju, às 15h. Em Nova Iguaçu, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge celebrará missas a partir das 5h. A procissão está marcada para 17h. O esperado ‘Angu do Guerreiro’ será servido de 11h às 14h.

Você pode gostar