Por nicolas.satriano

Rio - Esta quinta-feira é dia de celebrar a Baixada Fluminense. E, para os moradores da região, uma boa notícia. A SuperVia anunciou, nesta quarta-feira, que o ramal de Belford Roxo terá a ligação entre as estações Honório Gurgel e Deodoro, ainda no primeiro semestre. Com a medida, os usuários não precisarão mais ir até a Central do Brasil, no Centro, para pegar o ramal de Santa Cruz, em direção à Zona Oeste do Rio.

O ramal Saracuruna já iniciou nova operação. No trecho Central-Gramacho-Central, o intervalo é de 10 minutos. Já para o trecho Saracuruna-Gramacho-Saracuruna, o intervalo passou de 30 para 20 minutos. Segundo a SuperVia, a mudança permitiu a oferta de 150 mil novos lugares à população.

Rodovia Presidente Dutra %2C que atravessa nove cidades%2C é a principal via de acesso e saída da região com 3%2C5 milhões de habitantes. Engarrafamentos são constantes Alexandre Vieira / Agência O Dia

Já o governo do estado anunciou que os batalhões da Polícia Militar da região receberão o reforço de 247 policiais militares. Ainda está prevista a criação de dois novos batalhões, um Nova Iguaçu e outro em Itaguaí, e também a construção da terceira Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Mesquita.

Outro problema crônico, o abastecimento de água será uniformizado com a ampliação do Sistema Guandu, dentro do projeto Água para Todos na Baixada Fluminense. Segundo o estado, o investimento será de R$ 3,6 bilhões. O projeto inclui a construção de 17 novos reservatórios, reforma de outros nove, instalação de 95 quilômetros de adutora e 760 quilômetros de troncos e redes de distribuição.

Professora Janine Lima foi assaltada três vezes nos últimos cinco mesesAlexandre Vieira / Agência O Dia

Para o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (sem partido), o abastecimento precário de água continua sendo um dos principais problemas da região. Segundo ele, a Baixada também precisa avançar em tecnologia e internet “para trazer empresas e gerar novos empregos para os moradores".

Já o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), sugeriu a construção de um BRT ligando a Rodovia Presidente Dutra à Avenida Brasil. “Estamos muito atrasados em relação a mobilidade urbana. Temos que desafogar o trânsito. Uma outra solução seria a criação de uma via alternativa ligando Queimados à Avenida Brasil, sem ter que passar pela Dutra. O trajeto seria por Cabuçu”, sugeriu.

Segundo o IBGE, a Baixada Fluminense tem 3,7 milhões de habitantes divididos em 13 municípios (Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, Japeri, Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Magé, Guapimirim e Queimados).

O PIB é de R$ 42 bilhões, o que representa 15,4% do Estado do Rio. Região é cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que passa por nove cidades.

Competição começa dia 30 de maio 

Há 18 anos, O DIA entrou para a história do esporte da região, com a realização dos Jogos da Baixada, evento esportivo que conta coma participação de atletas das cidades. Na edição que marcará sua maioridade, a competição terá a participação de 3,2 mil atletas entre 14 e 17 anos, divididos em oito modalidades: Futsal, futebol de campo, atletismo, natação, voleibol, handebol, xadrez e basquete.
A abertura da competição será no dia 30 maio, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, e o encerramento em 5 de julho, no Ginásio de Esportes de Queimados.

Uma homenagem à primeira ferrovia brasileira

O Dia da Baixada foi criado pela Lei Estadual 3.822, de 2 de maio de 2002 , mas a iniciativa começou três anos antes, após formação do Fórum Cultural — durante um debate na Uerj — que reúne diversos artistas da região.

A data foi em homenagem à primeira ferrovia do Brasil, que ligou a Estação de Guia de Pacobaíba (Estação Mauá) até Fragoso, em Magé. A Estrada de Ferro, construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi inaugurada em 30 de abril de 1854, com 14,5 quilômetros, e contou com a presença do imperador D. Pedro II.

Estrada de Ferro%2C construída por Barão de Mauá%2C foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Fechada em 1962%2C estação continua desativada Reprodução

“A Baixada existe desde o século 16. Mas, foi a partir da ferrovia que começaram os avanços. A locomoção, antes, era feita somente pelos rios. Após a ferrovia, a produção agrícola e até mesmo as pessoas passaram a utilizar os trens”, relembra Genesis Torres, professor e presidente do Instituto de Pesquisa de História da Baixada.

A Estação de Mauá foi fechada em 1962, após suspensão dos serviços. O que restou foi um pequeno trecho com tráfego de trens, que são operados até hoje pela SuperVia, em uma extensão de linha entre Piabetá e Vila Inhomirim, que termina em Saracuruna.

No entanto, moradores da região lutam para que ela volte a funcionar. Hoje, às 15h, eles farão um ato: vão abraçar a Estação Ferroviária de Guia de Pacobaíba, em Mauá. O movimento visa a reativação do local com a criação de um trem turístico, ligando a praia de Mauá a Inhomirim.

Antes, às 13h, o Instituto de Arqueologia Brasileira apresentará uma palestra sobre a história da estação, no galpão B, da Estação de Gamboa, na Zona Portuária do Rio. O evento é gratuito.

Programa

As comemorações pelo Dia da Baixada acontecerão em várias cidades com uma extensa programação de shows, espetáculo circense e exposição.

Em Caxias, na Praça do Pacificador, o Sesc vai promover hoje ao longo do dia eventos gratuitos para a população. Às 9h, uma ação social oferecerá atividades de saúde, recreação, além de recreação, oficinas de skate e corfebol — esporte misto, onde homens e mulheres têm como objetivo colocar a bola no cesto. Às 15h, tem apresentação do espetáculo ‘Circo de uma nota só’, com os palhaços da Off-Sina. A partir das 18h30, tem Dida Nascimento, Ras Bernardo e Da Ghama. E às 20h, o Cidade Negra encerra a noite.

No Caxias Shopping, haverá a exposição gratuita ‘Baixada – Visões e Emoções’. A mostra expõe 30 fotos de oito profissionais que nasceram ou tiveram suas vidas construídas na região e ficará disponível até o dia 24 de maio, de segunda à sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 21h. 

Em Nilópolis, a exposição ‘Ontem – Memórias e Identidade’ será exibida no pátio da prefeitura, no Centro, das 9h às 17h. A proposta da exposição é fazer com que o público reflita sobre a história, o desenvolvimento e a construção de diversos aspectos culturais.

Já em Japeri, a festa terá três dias de duração e acontecerá no Paço Municipal, no bairro Santa Inês, das 19h às 3h. Sobem ao palco hoje o grupo local Vestígio Humano, DJ Felling e as meninas da Jaula das Gostozudas.

Em Nova Iguaçu?, a data será celebrado com apresentações musicais e filmes na Casa de Cultura. Além disso, o fotógrafo iguaçuano Paulo Santos fará uma exposição no Largo do Machado, Centro do Rio, mostrando os patrimônios históricos, como as paisagens de Tinguá, em Nova Iguaçu, e a Fábrica do Conhecimento, em Paracambi.

Em Mesquita, Daniel Guerra, líder do Pimenta do Reino, fará show gratuito ‘Pro mundo’. A apresentação do seu projeto solo vai acontecer no Centro Cultural Oscar Romero.

Colaborou Marcelle Bappersi

Você pode gostar