Por paulo.gomes

Rio - A Polícia Militar realizou nesta segunda-feira a primeira grande operação no Complexo da Maré, desde que substituiu o Exército em quatro comunidades, na sexta-feira. Homens do Comando de Operações Especiais (COE) atuaram na região e, na parte da manhã, houve troca de tiros com traficantes na Vila dos Pinheiros. De acordo com a PM, a Linha Vermelha foi fechada por alguns minutos por medida de segurança.

Cerca de 300 policiais do Comando de Operações Especiais (COE) realizam operação no Complexo da MaréSeverino Silva / Agência O Dia

A PM informou que policiais do Grupamento Tático de Motociclistas (Getem) patrulham as três vias expressas que margeiam o Complexo desde que a corporação assumiu a segurança das comunidades. Na manhã de ontem, na Linha Vermelha, foram feitos disparos contra os agentes, que revidaram. O Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) interrompeu o tráfego de veículos, o que assustou motoristas. Alguns chegaram a desembarcar de seus veículos e buscar proteção nas muretas que separam as pistas. Foram apreendidos na comunidade, após o confronto, uma pistola e um rádio transmissor.

Aproximadamente 300 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) fizeram varreduras pelas comunidades Parque União, Nova Holanda, Rubens Vaz e Nova Maré. Homens do Bope e do BAC realizaram apreensões, que foram encaminhadas para a 21ªDP (Bonsucesso).

Na Rua do Canal, no Parque União, policiais do BAC apreenderam uma máquina de contar dinheiro, equipamentos para misturar drogas, prensa, rádio comunicadores, fogos de artifício e diversas drogas. Total o material estava escondido no alto de um prédio de quatro andares, e foi descoberto por um cão farejador.

Já o Bope, na Nova Holanda, prendeu um homem com 100 papelotes de maconha e R$ 100. Foram apreendidos em outros pontos da comunidade: uma granada, um revólver calibre 32, duas lunetas, três balanças, dois coletes e maconha.

Na sexta-feira as comunidades do Parque União, Nova Holanda, Rubens Vaz e Nova Maré começaram a ser patrulhadas pela PM, em substituição de tropas do Exército. A polícia já atuava em duas outras áreas da Maré, Roquete Pinto e Praia de Ramos, que serão as primeiras a ser atendidas por uma UPP, em julho, com 115 policiais.

GALERIA: PM realiza operação no Complexo da Maré

Você pode gostar