Por karilayn.areias

Rio - O Instituto Oncológico de Nova Iguaçu (IO) suspendeu as sessões de quimioterapia devido a falta de repasse de verbas feito pela Secretaria de Estado de Saúde. Com a paralisação, que ocorre desde domingo, cerca de 1.200 pacientes são afetados. 

Deseperados, pacientes, familiares e funcionários do IO se reuniram na manhã de ontem em frente ao hospital na tentativa de chamar a atenção das autoridades e da população. Segundo a Gerente Administrativa do IO, Renata Barros, os funcionários, médicos e enfermeiros não recebem seus salários desde janeiro. Ela ainda conta que a energia elétrica está atrasada e que tanto a medicação usada na quimioterapia, quanto os remédios, não podem ser comprados e distribuídos, por causa da falta no repasse das verbas estaduais.

“Nós oferecemos um dos melhores tratamentos contra o câncer na região, mas é impossível manter a ala pública do hospital aberta diante deste descaso. Eu não trato gripe, trato câncer. E ainda que fosse gripe é inadmissível essa situação”, diz ela. 

Para Marcele Celestino, 28 anos, filha de uma paciente do IO, a situação é desesperadora. "Com a interrupção das atividades do Instituto não sabemos como ficará a situação desses pacientes e nem se serão remanejados", conta ela preocupada.

Procurada pela reportagem do O DIA, a Secretária do Estado de Saúde informou que "está atuando para a normalização do atendimento aos pacientes, trabalhando para a manutenção do tratamento dos mesmos na unidade, sem que sofram a descontinuidade do seu acompanhamento clínico".

Em relação aos pagamentos, a Secretaria afirmou que está trabalhando junto à Secretaria de Estado de Fazenda, para regularizar os repasses em atraso.

 



Você pode gostar