Por marcello.victor

Rio - Um homem morreu e cinco pessoas foram baleadas em uma suposta tentativa de invasão de traficantes do Morro do Fallet, em Santa Teresa, região central do Rio, ao Morro da Coroa, no Catumbi, na Zona Norte, na noite desta sexta-feira. Entra as vítimas estão uma mulher grávida e três menores de idade. As duas comunidades possuem Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) desde fevereiro de 2011.

De acordo com policiais da UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro, o confronto ocorreu devido a invasão de traficantes do Morro dos Prazeres ao da Coroa, dominadas por facções criminosas rivais. Nas redes sociais, moradores da região descreviam na noite de sexta-feira a intensa troca de tiros. Motoristas chegaram a evitar a região ou voltar na contramão para evitar passar pela Rua Itapiru, a principal do bairro do Catumbi, que margeia as três comunidades.

Policiamento foi reforçado no Morro da Coroa após tentativa de invasãoCarlos Moraes / Agência O Dia

Por volta de 21h, PMs narraram em depoimento na 6ª DP (Cidade Nova) que patrulhavam a Rua Itapiru quando na altura de um supermercado flagraram um grupo de cerca de 15 a 20 bandidos deixando o Morro da Coroa. Ao avistar os policiais, eles dispararam iniciando um tiroteio. Para fugir, os bandidos voltaram para o interior da comunidade. Os policiais foram atrás e houve novo confronto.

Após o tiroteio, três menores de idade foram encontrados baleados em um campo de futebol, onde jogavam bola. Eles foram socorridos pela PM e levados para o Hospital Municipal Salgado Filho (HSA), no Centro do Rio. Policiais revelaram que eles foram feitos de escudo pelos traficantes durante o confronto. Os bandidos seriam do próprio Morro da coroa, que estariam deixando a comunidade em fuga após a invasão dos rivais do Morro do Fallet. Sérgio Luis Vieira da Silva, de 44 anos, também foi levado para o HSA baleado. A polícia não informou em que local e circunstância ele foi atingido.

Carro ficou com manchas de sangue após confronto entre traficantes e PMsCarlos Moraes / Agência O Dia

No Morro da Mineira, no Estácio, Gabriella Prazeres do Nascimento, 22 anos, foi ferida por uma bala perdida. O disparo teria partido do confronto entre bandidos no Morro da Coroa. Grávida de cinco meses, ela foi socorrida inicialmente no Hospital Central da PM, no mesmo bairro, e depois transferida para o HSA.

Segundo a mãe da jovem, a auxiliar de serviços gerais Ana Paula Domingos, 39 anos, a filha está com uma bala alojada no pulmão. A jovem, que está grávida do primeiro filho, foi socorrido por dois amigos e o marido. Ela mora no Morro do São Carlos e, segundo sua mãe, é provável que o tiro tenha vindo do Morro da Coroa.

Ana Paula com a foto da filha Gabrielle Prezeres%2C que está grávida e levou um tiro no pulmãoCarlos Moraes / Agência O Dia

"Ninguém me informa nada no hospital (Salgado Filho). Não sei se ela vai precisar de uma cirurgia imediatamente, se terá que esperar. A Gabriella diz que o bebê está mexendo, mas os médicos ainda me falaram sobre o estado de saúde dele", contou a mãe da jovem.

A rua Itapiru ficou fechada ao trânsito por medida de segurança, por pelo menos duas horas. O policamento foi reforçado na região.

Você pode gostar