Por adriano.araujo

Rio - Na primeira madrugada após a mudança no comando no 23º BPM (Leblon) e da exigência de reposicionamento do policiamento na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, feita pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, após a morte do cardiologista Jaime Gold, o número de viaturas era maior nesta quinta-feira.

Às 2h, cinco viaturas foram vistas pela equipe de O DIA baseadas nos 2,2 quilômetros da Lagoa Rodrigo de Freitas. No entanto, não foram vistos carros da polícia circulando pelas avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Apenas duas viaturas da Guarda Municipal foram vistas: uma baseada próxima ao Heliporto da Lagoa e um furgão circulando na altura da Curva do Calombo.

Local onde ocorrei o crime tem iluminação precária e não havia viatura nem baseada nem realizando rondaAlexandre Brum / Agência O Dia

Na Avenida Epitácio Pessoa, as viaturas da PM estavam melhor distribuídas, posicionadas próximo aos campos de futebol, na saída do Túnel Rebouças; em frente à Paróquia de São José e ao Heliporto da Lagoa. Após este trecho, já na Avenida Epitácio Pessoa, havia uma viatura baseada apenas na esquina com a Rua Garcia D´Ávila, um quilômetro depois, e outra na esquina da Rua Vinícius de Moraes.

No trecho mais crítico e mal iluminado, na altura do Parque dos Patins e da Curva do Calombo, onde o médico foi golpeado a faca e teve a bicicleta roubada, até o acesso ao Túnel Rebouças, não haviam viaturas baseadas ou em ronda. A equipe do DIA não flagrou nenhum esportista ou pedestre no entorno da Lagoa, nem patrulhamento de bicicleta ou a pé.

Após a morte do médico Jaime Gold, Beltrame lembrou a mudança no 23º BPM, responsável pelo policiamento na área da Lagoa: o tenente-coronel Joseli Cândido da Silva passou a ser o comandante a partir desta quarta-feira.

"O coronel Cândido assume com a função de reposicionar todo policiamento, com a cavalaria e bicicletas. além disso, se reúne com a Guarda Municipal, no sentido de procurar ações conjuntas. Um lugar como a Lagoa não pode de maneira nenhuma ser alvo desse tipo de atitude porque é um local que todos nós frequentamos", frisou o secretário, que acrescentou: "O atual comando assume com a missão de proteção total da Lagoa".

Policiamento foi reforçado em vários pontos da Lagoa%3B Número de ciclistas diminuiuAlexandre Brum / Agência O Dia

Menores apreendidos à tarde

Um dia após a morte do médico Jaime Gold, a Polícia Militar apreendeu na tarde desta quarta-feira três menores suspeitos de furtarem uma bicicleta na região. Os PMs do 23º BPM apreenderam os adolescentes na altura da Hípica. Eles foram encaminhados para a 14ª DP (Leblon).

Mais cedo, agentes da Polícia Civil percorreram o trecho onde ocorreu o crime e realizaram perícia no local. A Divisão de Homicídios (DH) assumiu o caso e já está com as imagens das câmeras de segurança para identificar os assassinos, que, segundo testemunhas, seriam menores de idade.

Em um vídeo publicado no Twitter da Segurança Pública do Rio, o secretário da pasta, José Mariano Beltrame, declarou ser "inadmissível" a morte do médico Jaime Gold, morto a facadas na noite desta terça-feira, enquanto pedalava na Lago. Beltrame anunciou ainda o reforço na segurança no local, com ações conjuntas com a Guarda Municipal, e lembrou que a região é ponto turístico.

"É mais do que lamentável. É inadmissível o que aconteceu ontem na Lagoa, um lugar querido por todos os cariocas. Um lugar frequentado pela população do Rio e estrangeira. Por todos os turistas que vem ao Rio. Cenas dessa natureza não podem se repetir. É um cartão-postal e não podemos assumir de maneira alguma que essas ações aconteçam, muito embora a gente entenda as dificuldades que as polícias têm de trabalhar", declarou o secretário.

A Comissão de Segurança no Ciclismo na Cidade do Rio de Janeiro lamentou a morte do médico, que pedalava na orla no momento do ataque.

"Infelizmente a morte do ciclista foi uma tragédia anunciada, pois esta comissão já alertou e busca incansavelmente junto ao poder público e autoridades ações efetivas de combate aos roubos e furtos de bicicletas em nossa cidade", disse em nota.

Você pode gostar