Por nicolas.satriano

RIo - Um militar da Marinha é a sétima vítima de ataque a faca na cidade em uma semana. Fuzileiro naval, Alexandre Lima Ribeiro, 23 anos, foi abordado, por volta das 23h30 desta sexta-feira, por três homens na Rua da Igrejinha, em São Cristóvão, depois de sair do Centro de Tradições Nordestinas. Ao reagir à tentativa de assalto, a vítima levou quatro facadas no peito. Os ladrões fugiram sem levar nada e Alexandre foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Por volta das 10h deste sábado, Alexandre foi transferido para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcelos. Ele está sob observação e passará por cirurgia na unidade devido à hemorragia interna provocada pelos golpes. Ele teve dois ferimentos no braço direito, um no esquerdo, um no ombro esquerdo e outro no tórax.

Alexandre Lima Ribeiro%2C 23 anos%2C é a sétima vítima de ataques a faca na cidadeCarlo Wrede / Agência O Dia

O militar está lúcido e chegou a fazer um sinal de "ok" para a reportagem do DIA. Mais cedo, um amigo da vítima, que não quis se identificar, disse que ele estava bem.  

De acordo com informações da Polícia Civil, o caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão) e está sendo investigado. Testemunhas prestaram depoimento e a delegacia aguarda a liberação médica da vítima para que ela seja ouvida e possa tentar fazer o reconhecimento. Equipes da delegacia estão realizando diligências para identificar os autores do crime.

Estudante chilene é esfaqueada na Glória

Suspeito de matar cinegrafista é preso roubando com faca no Centro

Mais de 220 pessoas morreram em 2014 vítimas de armas brancas

Também nesta sexta-feira, Miguel Meirelles dos Santos, de 36 anos, levou uma facada na mão quando tentava defender Michaela Silva Freitas, de 21, que sofria uma tentativa de assalto em um ponto de ônibus próximo ao supermercado Freeway, na Barra da Tijuca. Dois adolescentes foram apreendidos, acusados de tentar roubar a jovem.

Horas antes, a turista chilena Isidora Ribas Carmona, de 32 anos, foi esfaqueada no pescoço após ser assaltada na Praça Paris, na Glória. Na madrugada de sexta, o funcionário de uma lanchonete foi ferido levemente na mão a faca por Rodrigo Feliciano Raimundo, de 28 anos, no Centro. O assaltante foi detido e, segundo a polícia, ele é um dos atiradores que mataram o cinegrafista da Band Gelson Domingos, em 2011.

Destaque na imprensa mundial

A imprensa internacional deu destaque para os sucessivos ataques com faca no Rio. Nos EUA, o jornal ‘New York Times’ afirmou que a série de ataques deixa a cidade nervosa. Já o ‘The Wall Street Journal’ destacou que a violência afeta os bairros nobres da cidade.

O canal de televisão ‘Fox News’ alerta que os ataques estão acontecendo em regiões turísticas, inclusive em locais que ocorrerão eventos olímpicos, no ano que vem.

Na Europa, o jornal inglês ‘Daily Mail’ diz que a violência deixa a cidade que vai receber as Olimpíadas em 2016 com medo. O francês ‘Liberation’ também citou o perigo relacionado à realização dos Jogos por causa da onda de ataques.

Na quarta-feira passada, Lorena Tristão, de 31 anos, foi ferida com golpes de canivete nas pernas em um assalto na passagem subterrânea próxima ao shopping Fashion Mall, em São Conrado. Na noite anterior, o médico Jaime Gold, de 56 anos, foi esfaqueado na Lagoa e morreu no Hospital Miguel Couto, na Gávea. No domingo, a vietnamita Tran Vu Ha, de 39 anos, foi ferida a faca no Centro.

Você pode gostar