Por paloma.savedra

Rio - Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Antônio Neiva, morreu aos 66 anos, na manhã deste domingo, no Rio, Antônio de Neiva Moreira Neto, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado. Neiva estava internado com pneumonia e seu quadro agravou: o político sofreu uma infecção generalizada. 

Em nota oficial, o PT lamentou a morte de um de seus fundadores, que vinha lutando internamente contra problemas vivenciados dentro da legenda: "Lamentamos muito o falecimento de mais um guerreiro da luta dos trabalhadores, de um líder encantador e incansável, mas ficamos felizes com seu legado e com as sementes que ele plantou". 

Um dos fundadores do PT no Rio, Antônio de Neiva Moreira Neto morreu neste domingo aos 66 anosAlexandre Cassiano / Agência O Dia

Chamado apenas como Neiva, o político nasceu no Rio de Janeiro, em 1949, mas ainda criança mudou-se para São Luis, no Maranhão. Na cidade nordestina, iniciou sua militância no movimento estudantil. Ele lutou contra a Ditadura, em 1968, na Universidade de Brasília (UnB), onde cursava Engenharia. 

No período, foi preso e depois voltou ao Rio, onde iniciou os estudos na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O político também fez mestrado na mesma instituição.

Articulador de campanhas de Lindeberg Farias e Vladimir Palmeira

Colegas de legenda e amigos de Neiva lembraram que o político vinha lutando contra problemas no partido. Além de ter fundado o PT no Rio, Neiva comandou as direções municipal e estadual do PT-RJ e coordenou as campanhas de Lindebergh Farias para deputado federal e senador e a de governador de Vladimir Palmeira.

O enterro será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira.

Você pode gostar