Por paulo.gomes

Rio - No meio do caminho havia um poste. Um, não. Dois, três... todos tombando nas margens da Avenida Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes, oferecendo perigo aos pedestres e carros que passam no local. De acordo com um especialista, há risco de os postes caírem, e pior, em efeito dominó.

Os postes estão em meio ao canteiro de obras do BRT Transolímpica, que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro. Ao longo do caminho, há poucas residências, mas um intenso tráfego de carros, e por causa da obra, caminhões. A responsável pela construção é a Secretaria Municipal de Obras.

Os postes estão na margem da Avenida Salvador Allende%2C no canteiro de obras do BRT Transolímpica%2C da prefeitura%2C bem perto da pistaCarlos Moraes / Agência O Dia

Segundo o coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Manoel Lapa, os postes correm risco de cair, sobretudo por causa da quantidade de fios e o peso que eles exercem sobre as estruturas.

O engenheiro acredita que ao escavarem o solo para fazer a fundação da obra, os postes ficaram inclinados. Ele disse que, se um poste cair, o que é uma possibilidade real, outros podem vir ao chão junto.

“Os fios exercem tração, ou seja, peso nos postes e eles tendem a cair para a frente. É quase como um castelo de cartas, você derruba um e os outros vão caindo", comentou Lapa.

Nesta terça-feira, a dona de casa Antônia da Silva, de 60 anos, estava na beira da pista, que não tem calçada, com a neta, esperando o transporte que leva a menina à escola. Ela disse que tem medo de que os postes caiam: “É uma situação horrível. Pode acontecer um acidente sério e ninguém resolve o problema.”

O técnico em edificações Luiz Henrique Nunes, de 23 anos, também reclamava. Ele pega ônibus na via e diz que fica preocupado com os fios soltos: “Tenho medo de tomar um choque, além de ser atingido por um pedaço de concreto.”

Segundo relatou, não há luz na via. “Aqui à noite é horrível. Fora os postes quase caindo, corremos riscos de sermos atropelados porque os carros não nos vêem”, disse o morador.

Vistoria prometida

A Secretaria Municipal de Obras informou, através de sua assessoria que tem feito “contato permanente” com a Light para a realocação dos postes. Segundo informou à reportagem, ambas farão uma vistoria em conjunto no local ainda hoje, para verificar a situação e tomar as providências necessáris. A secretaria pretende reforçar a sinalização e fazer o isolamento dos trechos de maior risco.

Você pode gostar