Por tiago.frederico

Rio - "Agora ele vai ter que usar um celular baratinho". O relato é de Vera Brito, 68 anos, avó do estudante Pedro Arthur Santa Cruz, 18, que foi esfaqueado, neste sábado, durante um assalto em um trem da SuperVia, em Quintino, Zona Norte da cidade.

Segundo ela, o aluno do 2º ano do Colégio Pedro II já havia sido assaltado uma vez "quase na porta" da unidade, em São Cristóvão. "Levaram o celular dele. O Pedro é um menino estudioso e tranquilo. Vou falar com ele para não usar mais celular na rua, mas a violência no Rio é grande e isso não deve adiantar de muita coisa", avaliou a avó de Pedro.

Avó e tio do estudante estão assustados com violênciaCarlos Moraes / Agência O Dia

O garoto, que vive com ela em Marechal Hermes, também na Zona Norte, foi atacado quando seguia para a escola. Pedro ouvia música em seu celular quando foi abordado por dois assaltantes dentro do vagão. Ao reagir ao assalto, foi atingido três vezes por um dos assaltantes com uma faca. Foram dois golpes, dois no ombro e um no braço esquerdo. "Foram quase cinco horas de cirurgia", revelou Vera Brito.

Um dos médicos que atendeu o rapaz no Hospital Municipal Lourenjo Jorge, no Méier, disse ao DIA, que "em mais alguns minutos, se não fosse atendido, ele poderia ter morrido, pois estava sangrando muito". A facada que atingiu o braço do rapaz acabou acertando seu bíceps, um nervo e uma veia. Ele não corre o risco de perder o movimento do braço, mas, segundo o médico, ficará um tempo sem sensibilidade em três dedos da mão esquerda.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o jovem, que passou por uma cirurgia, tem quadro de saúde considerado estável. O jovem, que não quer falar com a imprensa, deve ter alta entre esta segunda e a próxima quarta-feira.

"Nós que somos pais ficamos preocupados. Fica até difícil deixar nossso filhos saírem sozinhos de casa, depois de um acontecimento desses", disse a mãe de um amigo de Pedro, Isabel Meireles.

Além da família, o jovem recebeu no hospital a visita de amigos da escola na manhã deste domingo. "Somos amigos desde o ano passado. Estava na casa da minha namorada quando recebi a notícia. Achei que fosse uma brincadeira, mas depois vi que era verdade. Fiquei muito chateado", contou um amigo de sala do rapaz. Sobre andar com celular na rua, o jovem considerou: "A gente fica preocupado, mas não podemos nos resguardar de usar um bem que a gente tem".

Vídeo mostra acusado de esfaquear Pedro fugindo de estação

Imagens captadas por uma câmera de segurança instalada na estação Quintino mostram um dos acusados de esfaquear o estudante Pedro Arthur Santa Cruz, de 18 anos, dentro do vagão de um trem da SuperVia, na manhã deste sábado.

Suspeito de esfaquear estudante é visto correndo na estação de PiedadeDivulgação

No vídeo, o homem, que seria o responsável por atingir o jovem com os golpes de faca, pode ser visto carregando um objeto na mão esquerda, que seria a arma usada no crime. Ele, que veste uma camisa cinza da Seleção Brasileira e carrega uma mochila nas costas, aparece correndo pela plataforma da estação, após o assalto. O outro acusado teria fugido pelos trilhos do trem. Ainda nas imagens, é possível ver o desespero de outros passageiros.

De acordo com a Polícia Civil, policiais da 24ª DP (Piedade) já estão realizando buscas no intuito de prender o acusado de roubar e atacar o jovem. Em nota, a corporação disse que espera que a imagem do acusado, divulgada nesta manhã, ajude a localizar o autor do roubo.

Em 13 dias, 13 pessoas foram feridas com faca em assaltos

Somente neste sábado duas pessoas foram atacadas por criminosos com facas no Rio. Com isso, já chega a 13 o número de vítimas de assaltos feridas por facas nos últimos 13 dias. Além de Pedro, o estudante de cinema e promoter Caio Cavalcante Alves, de 19 anos, sofreu ferimentos no tórax e pescoço por volta das 7h, quando saía da boate Klinn Party, onde trabalha, na Rua Mem de Sá, na Lapa.

Acompanhado de dois amigos, ele foi abordado por dois assaltantes que queriam roubar o seu celular. Caio se negou a entregar o aparelho, e um dos bandidos o esfaqueou. Os infratores acabaram levando o telefone do rapaz e cerca de R$100. Os amigos da vítima não foram roubados. Com ferimentos superficiais, Caio foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e liberado à tarde.

Assalto com faca em ônibus

Após serem informados por passageiros, policiais do 17º BPM (Ilha do Governador) conseguriam prender, na tarde deste sábado, um homem que estava praticando roubos dentro de um ônibus na Estrada Jequia, próximo ao batalhão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Com ele, uma faca e os pertences das vítimas foram apreendidos. O caso foi registrado na 21ª DP (Engenho Novo).

Você pode gostar