Por tiago.frederico
Congestionamento é um prato cheio para criminosos praticarem roubos no Centro do RioThiago Lara / Parceiro / Agência O Dia

Rio - Passageiros de ônibus distraídos e motoristas desavisados estão tendo problemas com frequência na Rua Primeiro de Março e na Avenida Presidente Vargas. É que, além do comum congestionamento e dos muitos minutos gastos para cruzar as duas vidas, eles têm de driblar os menores infratores que ficam à espreita, prontos para roubar os celulares de quem fica usando o aparelho próximo à janela.

Todos os dias, num percurso de 500 metros, é possível ver, pelo menos, sete menores rondando os veículos. Um pouco mais à frente ficam os guardas municipais, que mesmo vendo os menores correndo, fazem vista grossa para a situação.

Na noite da última quarta-feira, por volta das 18h15, uma mulher que estava sentada próximo à janela no ônibus 010 — que faz a linha Central x Bairro de Fátima — foi vítima deste tipo de crime. Ela usava o celular do trabalho quando foi surpreendida por um menor, que já havia rondado o veículo algumas vezes. Surpresa, a mulher disse que não tinha visto o adolescente próximo, pois estava muito preocupada com assuntos relacionados ao trabalho.

"Por sorte eu tenho um outro aqui, o celular que ele levou era do escritório. É um susto. A gente não tem mais tranquilidade nem dentro de um ônibus", disse. Outra passageira que está acostumada a pegar o mesmo ônibus todos os dias alertou: "Eu já até os conheço. Não dou mole mesmo com celular e bolsa no ônibus. Evito sentar próximo à janela. Só sento no corredor e, mesmo assim, alguns abrem o vidro e furtam o que a pessoa tiver. Já vi gente perdendo cordão, celular. É tudo muito rápido", contou.

Enquanto a mulher dentro do ônibus relatava o ocorrido e os passageiros também falavam sobre o assunto, o motorista perguntava a todo momento se a vítima querida descer. "Não mesmo, eles podem estar com uma faca, não vou arriscar", respondeu. Vez ou outra o mesmo menor passava rondando outro veículo, do outro lado da rua. Às vezes ria quando olhava para o ônibus em que a vítima estava.

Quando avistou um policial militar que estava a bordo de uma moto, ela o gritou e desceu do ônibus. Após relatar o caso ao policial, o militar seguiu procurando o menor, que correu e entrou na Rua Santa Luzia e se perdeu de vista.

Roubo a transeunte e roubo a coletivos crescem 7,16%

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que houve um aumento de 7,16% nos casos de roubo a transeunte e roubo a coletivos na área da 1ª DP (Praça Mauá), 4ª DP (Praça da República) e da 5ª DP (Mem de Sá), quando comparado o primeiro trimestre de 2015 com o mesmo período de 2014, sendo 1.077 casos registrados neste ano contra 1.005 no ano passado.

A reportagem cobrou da Polícia Militar um esclarecimento para o aumento dos casos de roubo a transeunte e roubo a coletivos na região da Avenida Presidente Vargas e da Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, onde o policiamento é uma responsabilidade do 5º BPM (Praça da Harmonia).

Em nota, a corporação afirmou que o comandante do 5º BPM (Praça da Harmonia), tenente-coronel Wagner Maia, assumiu o batalhão há pouco mais de um mês e está empenhado em reduzir os índices de criminalidade na região.

"O policiamento ostensivo foi intensificado no Centro da cidade para dar maior visibilidade aos policiais e combater furtos e roubos de rua. Viaturas ficam baseadas no Campo de Santana, Central do Brasil, Praça Duque de Caxias, Rua Uruguaiana, Rua Passos e Candelária", disse a corporação, ignorando o policiamento na Rua Primeiro de Março, por onde passam muitos ônibus com destino a Niterói, São Gonçalo e municípios da Baixada Fluminense.

De acordo com a Polícia Militar, a região do Centro conta também com outras viaturas fazendo rondas, além de duplas de policiais a pé na Uruguaiana e Presidente Vargas.

Ainda segundo a corporação, o 5º BPM conta ainda com apoio do Regimento de Polícia Montada, de agentes do ciclopatrulhamento do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, além do Grupamento de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU), que faz revistas em coletivos e patrulhamento em pontos de ônibus. "O GPTOU recebeu recentemente um aumento de 40% do efetivo e já intensificou o policiamento nas regiões onde há maior incidência da mancha criminal", acrescentou a PM, na nota.

Você pode gostar