Por felipe.martins

Rio - ?Um áudio a que O DIA teve acesso mostra o medo que ronda policiais militares para o trabalho de ocupação das favelas do Complexo da Maré. Poucas horas antes de a Polícia Militar ocupar em definitivo o conjunto de favelas da Zona Norte, após a saída do Exército, nesta terça-feira, PMs já relatavam a preocupação de atuar na região e da ousadia dos bandidos que continuam circulando armados. A substituição da Força de Pacificação do Exército na região foi feita por 400 PMs, que vão patrulhar o complexo. Antes da troca, um tiroteio assustou moradores da Nova Holanda. Ninguém ficou ferido.

Os policiais criticam ainda a ocupação sem estrutura, além do armamento obsoleto, como eles mesmos definiram. “Tiram três mil homens das Forças Armadas bem equipadas e colocam 200 policiais com armas de 70 anos, totalmente obsoletas”, disse um PM, que não quis se identificar. “A Maré vai ser osso duro. Todos sabem. Basta ver os baseamentos nas entradas do complexo”, avisou ele.

Tropas federais deixam o Complexo da Maré nesta terça-feira%3B Polícia Militar assume o conjunto de favelas da Zona Norte Severino Silva / Agência O Dia

Beltrame quer estrutura

Desde terça-feira ao meio-dia, a Maré está ocupada por mais 400 PMs. A entrada dos policiais foi gradativa e começou em abril pela Praia de Ramos e Roquette Pinto. Enquanto as UPPs não são instaladas, eles farão um cinturão de segurança do Caju até a entrada da Linha Vermelha ocupando 21 pontos da região.

Durante a passagem de comando o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ressaltou a importância do cerco da PM na região e parabenizou o Exército pelo trabalho na Maré. “Só vamos inaugurar UPP quando tivermos uma estrutura digna pra darmos aos policiais. Enquanto ela não vem, farão um grande cerco na região e não vamos recuar. Vamos fazer operações pontuais mantendo o diálogo com os moradores.”

Nesta terça-feira, os batalhões de Choque e de Ações com Cães apreenderam drogas na favela e prenderam um homem de 30 anos, no Parque União, que estaria com maconha em casa.

Você pode gostar