Por felipe.martins

Rio - Uma tentativa de assalto a uma agência bancária do Bradesco, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, terminou com duas pessoas mortas. Uma quadrilha com pelo menos quatro criminosos entrou na agência por volta das 14h e anunciou o assalto. Segundo a Polícia Militar, um PM de folga reagiu ao assalto e atirou contra os criminosos, dando início ao confronto. O vigilante da agência foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Um suspeito também atingido morreu ainda no local. O agente de folga foi ferido em uma das mãos e levado ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Ele não corre risco de morte. 

Policiais do 41º BPM  fizeram um cerco e conseguiram prender outros dois suspeitos. Um quarto criminoso conseguiu fugir. Os PMs apreenderam uma pistola 9mm, um revólver calibre 38 e e duas imitações de pistolas .

Policiais fizeram cerco ao banco. Ação atraiu a atenção de muitos curiososDivulgação

A área foi isolada para o trabalho de perícia da Polícia Civil. A Divisão de Homicídios investiga de onde partiram os tiros que atingiram os dois homens mortos no confronto.

A via é uma das mais movimentadas da região. A menos de 100 metros funciona um dos shoppings mais procurados por moradores da região e de municípios próximos, como Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O trânsito na Avenida Vicente de Carvalho foi interditado em uma faixa para a ação da polícia no sentido Irajá. 

Ainda por volta das 18h, clientes muito assustados, alguns chorando, deixavam o banco. 

Um dia antes, bandidos tentaram assaltar agência na Taquara

Polícia cercou agência e agentes do Bope colocaram todos no chão%2C até que o suspeito fosse identificado%2C misturado entre os clientesReprodução

A ação em Vicente de Carvalho ocorre menos de 24 horas de outra tentativa de roubo a banco. Na tarde de terça-feira, seis bandidos armados invadiram uma agência da Caixa Econômica Federal e fizeram 24 clientes ou funcionários e três vigilantes reféns. A ação terminou com um preso e um arma de brinquedo apreendida, após a entrada de agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no local. Todas as vítimas foram libertadas e pelo menos cinco bandidos conseguiram escapar.

A tentativa de assalto aconteceu por volta das 16h30 na agência da Praça Jauru. Segundo PMs, todos os bandidos entraram no banco usando armas de plástico, para não travar o detector de metais da porta giratória. Dentro da agência, renderam os vigilantes e pegaram suas armas.

Um funcionário do banco conseguiu acionar a Polícia Militar, que enviou equipes do 18º BPM (Jacarepaguá). Quando os PMs cercaram o estabelecimento, cinco criminosos tentaram fugir e trocaram tiros com os policiais. Houve pânico de pedestres e passageiros de ônibus que passavam pelo local. Um Clio, estacionado na rua, foi atingido por disparo. Um coletivo da linha 889A (Sulacap-Alvorada), teve a lataria e vidros perfurados. Ninguém ficou ferido. Peritos examinaram o veículo no local.

Baleado, um ladrão fugiu de moto, segundo testemunhas. Os outros quatro também escaparam do cerco. O Grupo de Resgate e Retomada do Bope chegou e entrou na agência. Os policiais identificaram um suspeito que se passava por cliente.

Com o criminoso, foi apreendida uma pistola calibre 40 (pode ter sido tomada de um vigilante) e uma mochila com dinheiro roubado do banco. De acordo com o comandante do 18º BPM (Jacarepaguá), tenente coronel Rogério Figueiredo, ao todo três armas, sendo dois revólveres e uma pistola, foram apreendidas. Os ‘caveiras’ fizeram triagem entre os reféns para tentar identificar mais suspeitos. Todos as 27 pessoas que estavam na agência foram levadas para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, em um ônibus, onde seriam identificados e prestariam depoimento. 

Com informações de Flávio Araújo e Diego Valdevino

Você pode gostar