Por tabata.uchoa

Rio - Cerca de oito mil pessoas acompanharam ontem a chegada da réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, à Catedral Metropolitana, no Centro. Após a missa, pouco mais de 50 fiéis seguiram em procissão até o Carmelo de Santa Teresa.

Responsável por buscar a imagem no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, o arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani Tempesta, que rezou a missa, disse que a festividade marcou o início da missão popular dos missionários da Arquidiocese do Rio no Ano da Esperança. “Além disso, a chegada da réplica faz parte da preparação para o aniversário de 300 anos desde que pescadores encontraram a imagem original no Rio Paraíba do Sul. O tricentenário será em 2017, mas celebrações já estão acontecendo”, explicou.

O Cardeal Dom Orani Tempesta buscou a imagem em São Paulo e rezou a missa na Catedral MetropolitanaSeverino Silva / Agência O Dia

Na cerimônia, Dom Orani abençoou um punhado de terra retirado do Forte de São João, na Urca, que, junto com terras recolhidas de todos os estados brasileiros, formarão a coroa da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“A parte carioca que vai compor a coroa vem de onde Estácio de Sá pisou quando fundou a cidade”, disse o coordenador arquidiocesano de Pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, erguendo a imagem, que estava adornada com pequenas bandeiras do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro.

A missa na Catedral teve início às 11h, mas os fiéis começaram a chegar duas horas antes. Por conta da lotação, muitos tiveram que assistir à cerimônia em pé.

Santa faz giro por bairros até 29 de agosto

A réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida fica no Rio de Janeiro até 29 de agosto. Hoje, ela pode ser vista em Santa Cruz, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Amanhã, a imagem será levada para a Igreja Nossa Senhora Aparecida, que fica em Paciência. A arquidiocese do Rio de Janeiro ainda pretende disponibilizar em seu site (www.arqrio.org) a programação completa da peregrinação da réplica, com todas as localidades pelas quais a santa irá passar nessa temporada carioca.

Ao lado da imagem, estarão símbolos que representam o Estado do Rio de Janeiro, como a cana de açúcar, da região Norte, e o café, da região Sul.

Você pode gostar