Por nicolas.satriano

Rio - Um ótimo destino para uma carga ilegal. Depois de prender três pessoas e apreender 150 quilos de sardinha, agentes do Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), órgão ligado à Polícia Ambiental, fizeram a alegria de pinguins do Centro de Reabilitação da Universidade Estácio de Sá, na tarde desta quinta-feira, em Vargem Pequena, na Zona Oeste da cidade. 

"As aves aparecem nas praias do Rio de Janeiro bastante debilitadas, passam fome pelo caminho, chegam muito magros, hipotérmicos e desidratados. Durante o processo de recuperação, elas comem muito, cerca de um quilo por dia e é fundamental que o peixe utilizado na alimentação seja muito rico em gordura, como é o caso da sardinha", explicou o coordenador do Cicca, coronel José Maurício Padrone. 

Policiais puderam alimentar os pinguinsDivulgação

O final feliz para os pinguins só foi possível graças ao empenho em garantir o período de defeso da sardinha. Dividido em dois períodos na Região Sudeste, no inverno a proibição de pesca tem como objetivo garantir a reprodução da espécie e vai do dia 15 de junho até 31 de julho. Já no verão, vai de 1º de novembro a 15 de fevereiro, prazo que possibilita o crescimento do pescado até o tamanho ideal de captura.

Autuados em flagrante, os responsáveis pelo crime ambiental foram Juscelino da Silva, 56, Jorge Ribeiro, 62, e Oswaldo Carlos da Silva Menezes, 63. O trio foi encaminhado à 76 (Niterói), onde a ocorrência foi registrada. Os criminosos poderão ter uma pena de detenção de um a três anos, além da multa de R$ 700, com acréscimo de dez reais por quilo apreendido.




Você pode gostar