Por felipe.martins

Rio - A irmã do passageiro agredido em uma van da Zona Oeste prestou depoimento nesta terça-feira na delegacia de Santa Cruz (36ª DP) para a investigação do caso. Ela contou ao DIA que o rapaz, Marcelo Barbosa, sofre de esquizofrenia e costuma fazer uso do meio de transporte constantemente para se deslocar pela cidade. Segundo Márcia Barbosa, o irmão não entrou em detalhes sobre o que aconteceu com os familiares. As imagens da agressão chocaram as redes sociais nesta terça-feira. A Polícia Militar havia inicialmente divulgado que o agressor era menor de idade, informação corrigida posteriormente pela Polícia Civil. 

"Ele não tem discernimento. Só diz que foi agredido. Sente dores. Ele sofre de esquizofrenia e sempre circula de ônibus ou van. Todos o conhecem", disse ela.  

Parentes dos suspeitos foram ouvidos na 36ª DP (Santa Cruz), que instaurou inquérito a partir da divulgação do vídeo na página ‘Santa Cruz News’ no Facebook. Policiais alegaram não saber o paradeiro dos acusados. Um outro homem que repassou as imagens através de mensagem, também foi ouvido.

A agressão

Usando camiseta, bermuda e chinelos, o cobrador chega perto do passageiro e começa a exigir o dinheiro da viagem. A vítima não consegue nem responder e logo é atingida com tapas no rosto, socos, pontapés, chineladas e até por um pedaço de mangueira. O caso foi registrado na 36ªDP (Santa Cruz) e na delegacia a mãe confirmou que seu filho é o autor das agressões. A Polícia Civil não divulgou o nome do cobrador.

Ao ver que o rapaz estava passando do limite, o motorista do veículo que filmava a ação, Fabio Luis Aguiar Junior, pede para o companheiro parar: “Tá bom. Para. Já deu”, fala o condutor, sem impedir a agressão.

No entanto, o cobrador continuou dando socos no passageiro, que caiu no chão devido à violência das pancadas. Ainda de acordo com o post do Santa Cruz News, o caso aconteceu no último domingo.

“Odeio covardia e ainda mais com quem não sabe se defender. Esse aí tem cara de apanhar na rua e só fez isso com o cara que apanhou porque parecia ter problemas”, esbravejou uma internauta, que foi acompanhada por outros usuários do Facebook. “As cooperativas deveriam selecionar melhor os cobradores. A maioria deles não sabe nem falar”, comentou outro.

A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar está em busca do proprietário da van, que é legalizada, mas provavelmente terá a permissão cassada.


Você pode gostar