Por adriano.araujo

Rio - Nos últimos meses, outros casos de roubo a caixas eletrônicos como o deste sábado aconteceram no Rio. No dia 4 de junho, dois grupos de assaltantes tentaram levar os caixas eletrônicos de um mercado na Estrada do Otaviano, no bairro de Turiaçu, e de uma padaria em Vicente de Carvalho, ambos na Zona Norte do Rio. A polícia desconfia que o mesmo bando tenha praticado os dois crimes. Na ocasião, os assaltantes também roubaram um caminhão e usaram retroescavadeira, mas a máquina não aguentou o peso do caixa eletrônico, que desabou no meio da rua.

Em 5 de maio, um homem foi preso após usar uma retroescavadeira durante o roubo de dois caixas eletrônicos na Rua Elizário de Souza, no Bairro Vila Norma, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. No início do mês, bandidos usaram granadas para explodir caixas eletrônicos em duas padarias, em Campo Grande, na Zona Oeste, e em Duque de Caxias, na Baixada. No primeiro local, quatro homens armados rederam o padeiro, mas os bandidos não conseguiram levar o dinheiro porque as notas foram danificadas na explosão. Já na Baixada, um carro usado no assalto foi recuperado pela polícia, além de dois artefatos explosivos deixados no local.

Na madrugada deste sábado, dois caixas eletrônicos foram roubados no Guadalupe Shopping, que fica na Estrada do Camboatá, Zona Norte do Rio. Os criminosos abriram um enorme buraco na parede do estabelecimento para a retirada das máquinas. Apesar de a polícia não confirmar, o estrago deixado no local sugere que os bandidos tenham usado equipamento como retroescavadeira para abrir a parede.

Estacionamento do shopping ficou fechado para funcionários reconstruírem a parede danificadaFabio Gonçalves / Agência O Dia

De acordo com o inspetor Virgínio Paulo, da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque), a suspeita é de que a ação criminosa tenha começado minutos antes, na Estrada do Camboatá, quando um caminhão foi roubado e o motorista levado para a comunidade Gogó da Ema, em Guadalupe, Zona Norte.

“Esse caminhão foi abandonado na Rua Marcos de Macedo, que é um dos acessos ao Complexo do Chapadão (em Costa Barros), com pedaços de concreto na lataria”, diz o policial.

A ação assustou a vizinhança. “Foi um barulho muito forte e que acordou todo mundo. Ficamos tão assustados com o estrondo, que não saímos de casa para ver o que estava acontecendo. A violência em Guadalupe não para de crescer”, diz um morador vizinho ao shopping, que não quis se identificar.
Após ser liberado pelos bandidos, o motorista do caminhão registrou queixa. Ele não reconheceu os criminosos no álbum de fotografias da delegacia.

Em mais uma ação ousada%2C criminosos roubaram na madrugada deste sábado dois caixas eletrônicos de um shopping em GuadalupeDivulgação / WhatsApp do DIA (98762-8248)

Horas depois do assalto, foi realizada uma operação do 41º BPM (Irajá) no Chapadão, mas não houve apreensões e ninguém foi preso. Há suspeita de que os assaltantes sejam de lá e de que os caixas eletrônicos teriam sido desmontados. As peças estariam na Rua Pedra Rasa, um dos acessos à comunidade. Mas até a noite de ontem, nada foi encontrado. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Apesar do ocorrido, o Guadalupe Shopping funcionou normalmente. No entanto, o estacionamento permaneceu fechado para a reconstrução da parede que foi destruída. A administração do shopping não se manifestou sobre o fato, mas confirmou que havia vigilantes no local no momento do furto.

Caixa eletrônico foi destruído ao desabar da retroescavadeira, em junhoFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia


Você pode gostar