Por felipe.martins
Policial foi morto por criminosos quando caminhava perto de casaReprodução Facebook

Rio - Mais um policial militar foi morto a tiros no Rio de Janeiro. O agente Ricardo Santos Kinupa, 33 anos, era lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira e foi alvejado durante sua folga, quando caminhava perto de casa em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira. A rua onde o crime ocorreu fica próxima ao Morro do Quitungo, disputado pela quadrilha do traficante Playboy.

De acordo com as primeiras informações, criminosos dentro de um carro passaram atirando na Rua Guaíba, atingindo o policial. Ele foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar realiza buscas no local pelos criminosos.

O policial estava há quatro anos na corporação. Ele deixa duas filhas.

A principal hipótese investigada seria execução, já que a arma do soldado não foi levada pelos criminosos. 

O Morro do Quitungo entrou em guerra nos últimos dias com o acirramento da diputa do controle do tráfico na comunidade. O poder paralelo na favela era dividido entre milicianos e traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP). De acordo com informações de agentes da PM que atuam na região, a milícia local teria vendido o controle do morro para a quadrilha do traficante Playboy, que também disputa o Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na mesma região. A chegada da quadrilha da ADA (Amigos dos Amigos) de Playboy no Quitungo abalou a estrutura de poder estabelecida e, por consequência, provocou a volta dos tiroteios.   

Policial morto é o sexto baleado esta semana

Kinupa é o sexto policial baleado somente esta semana. Na quarta-feira, um policial militar e uma mulher foram baleados, por volta das 8h, em Pilares, Zona Norte do Rio. Segundo informações do 3º BPM (Méier), policiais faziam patrulhamento na Rua Francisco Ziezze quando se depararam com cinco homens armados roubando um carro que entregava cigarros. Os suspeitos haviam rendido os seguranças do veículo e estavam fazendo o transbordo da carga quando os agentes se aproximaram.

Os criminosos atiraram contra a viatura, atingindo o policial Alan Carvalho Martins de raspão no braço. A mulher, identificada como Camila Pereira Marciel Henriques, passava pela rua e foi atingida por balas perdidas. Os disparos acertaram as duas pernas da vítima, na altura da virilha. Ela e o militar foram levados para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Na mesma quarta-feira, um policial militar foi baleado na perna no Parque Proletário, no Complexo da Penha, por volta das 9h. De acordo com o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, policiais da unidade foram alvos de disparos de armas de fogo na Praça São Lucas. A Polícia Militar não divulgou o estado de saúde atual das vítimas.

Na tarde de terça-feira, um policial militar, da UPP São João foi atingido na perna na comunidade do Engenho Novo, na Zona Norte da cidade. Segundo o comando da UPP, policiais entraram em confronto com bandidos no interior da comunidade, por volta das 16h30. Os suspeitos conseguiram fugir. Na ação, o agente foi atingido na perna e encaminhado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM). O militar passa bem. 

Na noite anterior, um policial militar identificado apenas como cabo Fernando, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, foi baleado na comunidade, em Jacarepaguá, na noite desta segunda-feira. Segundo informações, ele participava de um patrulhamento de rotina na localidade conhecida como Brooklyn, quando a guarnição teria sido atacada por traficantes. Atingido no ombro, ele foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Posteriormente, o militar foi transferido para o Hospital Central da PM (HCPM), no Estácio, na Zona Norte onde foi operado. O caso foi registrado na 32ªDP (Taquara). O estado de saúde do PM após a operação não foi divulgado.

Ainda na segunda-feira, um policial do Batalhão de Choque foi ferido por estilhaços de bala e socorrido no HCPM, após troca de tiros com criminosos durante um patrulhamento pela comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão. O PM já teve alta e passa bem.

Portal dos Procurados solicita ajuda para identificar assassinos

Para ajudar a identificar os assassinos o PM, o Portal dos Procurados solicitou que quem tiver alguma informação a respeito da identificação, localização ou paradeiro dos assassinos do policial, denuncie, enviando uma mensagem de texto, vídeo ou fotos para o aplicativo de mensagens do WhatsApp do Portal dos Procurados (21) 96802-1650, ou entre em contato com a Central Disque-Denúncia pelo (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, para quem estiver fora da capital.

O Anonimato é garantido. Foi alertado à população que nenhuma investigação deve ser feita por conta própria, devendo apenas relatar à polícia a suspeita. Todas as informações sobre o caso estarão sendo encaminhadas para Delegacia de Homicídios da Capital, encarregada do caso. 

Com informações de Felipe Martins

Você pode gostar