Por tiago.frederico

Rio - Mais de uma tonelada de alimentos foi descartada na filial do supermercado Guanabara na Rua Nossa Senhora das Graças, 222, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, nesta quinta-feira. A ação do Procon do Rio contou com apoio da Delegacia do Consumidor (Decon). Os fiscais estiveram também no Supermarket da Avenida Automóvel Clube, 3.980, em Belford Roxo; e do Premium Supermercado da Avenida dos Italianos, 758, em Rocha Miranda. Os três gerentes dos estabelecimentos foram presos.

Nos dois primeiros o Procon Estadual contou com o apoio de policias da Delegacia do Consumidor (Decon) e em Rocha Miranda a fiscalização atendeu a um pedido de vistoria da 40ª DP (Honório Gurgel). Os fiscais descartaram, ao todo, uma tonelada e meia de alimentos impróprios para o consumo, entre produtos sólidos (1.417kg e 600g) e líquidos (104 litros).

Somente no Guanabara de São João de Meriti, havia 1 tonelada e 149kg de alimentos sem especificação da validade ou mal conservados. Produtos como manteiga e lasanha estavam armazenados no corredor que dá acesso ao estoque, um ambiente com temperatura acima da recomendada pelo fabricante.

Já no Supermarket de Belford Roxo, onde foram encontrados 250kg e 500g de alimentos sólidos e 104 litros de alimentos líquidos (iogurte e óleo) impróprios para o consumo, havia costela bovina e pernil suíno pendurados, expostos às moscas e sem informação da data de validade. Os fiscais constataram a presença de baratas e também descartaram 2kg e 500g de margarina com potes amassados ou rompidos.

Também no Supermarket, a fiscalização proibiu o uso e determinou a retirada dos botijões de gás GLP do segundo andar do estabelecimento, já que o laudo de exigência dado pelo Corpo de Bombeiros para o funcionamento do local não permite o uso do deste tipo de botijão em andar diferente do térreo.

Os fiscais do Procon também vistoriaram o estabelecimento da Rede SuperMarket, em Belford Roxo, mas o órgão não divulgou se foram encontradas irregularidades no local. A Operação Secos e Molhados também fiscalizou outros supermercados da Zona Norte, como o Supermercado Premium, em Rocha Miranda.

Em nota, a rede de supermercados Guanabara informou que no momento da fiscalização havia uma operação interna de transporte de produtos. Nenhum dos alimentos que estariam sendo ofertado aos clientes estaria fora da validade, segundo a empresa. As assessorias do Supermarket e do Premium foram procuradas, mas ainda não se pronunciaram.



Você pode gostar