Por felipe.martins

Rio - A partir de sábado, vans e kombis do antigo sistema de Transporte Especial Complementar estarão proibidas de circular em sete bairros da Zona Norte. No lugar delas, 11 linhas do Serviço de Transporte Público Local (STPL) entrarão em funcionamento.

A penúltima etapa da implantação do novo sistema na Zona Norte vai atender aos bairros da Pavuna, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Guadalupe, Jardim América, Vigário Geral e Ilha do Fundão. Da região, faltará apenas a Ilha do Governador a ser inserida no STPL. A previsão é que o transporte seja modificado no bairro ainda neste ano.

A meta da Coordenadoria Especial de Transportes Complementar é que, até o início do ano que vem, o restante da Zona Oeste, denominado AP5 (Santa Cruz, Campo Grande e adjacências), também esteja com o novo serviço. Para estes bairros estão previstas 72 linhas e 864 permissionários.

As linhas que vão circular a partir de sábado na Zona Norte serão: Comunidade Chico Mendes (Costa Barros) - Largo da Pavuna; Mariópolis - Anchieta (via Edgard Barbosa); Beberibe (Ricardo de Albuquerque) - Anchieta (via Javatá); Village Pavuna - Largo da Pavuna (via Lenir Liberato); Village Pavuna - Largo da Pavuna (via Antônio Alves); Alcobaça - Guadalupe (via Pedra Rasa); Ricardo de Albuquerque - Parque Anchieta; Pavuna - Metrô Pavuna (via Rua Barcelos do Sul); Jardim América - Vigário Geral (via Fernandes Cunha); Jardim América - Vigário Geral (via Furquim Mendes) e Vigário Geral - Pavuna (Via Ficap).

Os motoristas que estiverem irregulares nos novos itinerários serão multados e poderão ter o veículo apreendido. O Serviço de Transporte Público Local foi implantado em maio de 2013 e atualmente possui 143 linhas licitadas em toda cidade. Desde sua criação, o sistema tem sido alvo de críticas por parte dos permissionários, que reclamam da baixa rentabilidade nos itinerários impostos pelo município.

Por conta dos problemas, a prefeitura foi obrigada a modificar o traçado de nove linhas da área de Jacarepaguá na semana passada. A justificativa da mudança, dada pela própria Coordenadoria, foi a necessidade de preservar o equilíbrio econômico financeiro dos contratos.

Liberação é discutida em São Gonçalo

O Prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim (PR), enviou à Câmara dos Vereadores projeto de lei para regulamentar o transporte complementar. A proposta será votada em caráter de urgência, em sessão extraordinária, na próxima quarta-feira. Em São Gonçalo, uma lei municipal de 2012 garante exclusividade do serviço a empresas e consórcios de ônibus. O objetivo do novo texto é abrir uma brecha para que vans façam o serviço que é proibido na cidade desde 2012, quando lei da então prefeita Aparecida Panisset deu o direito da exploração do serviço aos consórcios de ônibus que venceram licitação pelo prazo de 50 anos.

O prefeito quer permitir que participem do transporte carros de nove a 23 lugares. O valor do serviço, se aprovada a lei, será de R$ 1,50. Os ônibus custam R$ 3,10. Mulim já tentou regulamentar as vans anteriormente, mas não teve sucesso. Em junho deste ano, quatro meses após voltarem a operar, as vans tiveram de parar por decisão da Justiça.

Colaborou Athos Moura


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