Por nicolas.satriano

Rio - Um dia após jornais de todo o mundo publicarem a denúncia de que a poluição na Baía de Guanabara coloca em risco a saúde dos atletas olímpicos, a Praia de Botafogo amanheceu muito pior do que já estava.

O biólogo Mário Moscatelli fez fotografias aéreas das saídas de esgoto no mar, e estupefato ao flagrar a piora no cenário alertou ao governador Luiz Fernando Pezão.“Nunca havia visto uma coisa dessa. Num dia seguinte à denúncia, em vez de melhorar, piora. Muito. Deve ter gente dentro do governo sabotando a cidade ou a Olimpíada. Não é possível. Até mandei Email ao governandor alertando para isso”, disse Moscatelli.

Testes em Copa

Vizinha a Botafogo, Copacabana abriga hoje e amanhã o primeiro Evento-Teste da Olimpíada, com provas de triatlo e paratriatlo. O público poderá acompanhar de perto os mais de 200 atletas inscritos na competição.

O trânsito no bairro ficará interditado até a tarde de domingo. Hoje, apenas a Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rodolfo Dantas será bloqueada, mas amanhã, além deste trajeto, outras 13 vias ficarão fechadas.

Flagrante de esgoto lançado na Praia de Botafogo ontem pelo ambientalista Mário Moscatelli%3A “Piorou muito em 24 horas. Um absurdo”Mário Moscatelli / Divulgação

Das 7h às 10h30 de amanhã, até mesmo os moradores serão proibidos de circular com veículos na Avenida Atlântica entre Francisco Otaviano e Santa Clara; Rua Djalma Ulrich; Rua Gastão Bahiana; Avenida Henrique Dodsworth e Rua Miguel Lemos. O mesmo bloqueio vai se repetir das 11h30 às 15h.

A largada da primeira fase do triatlo será às 9h30 com os atletas paralímpicos. Já amanhã, será a vez dos competidores olímpicos. O percurso começa com a natação, na altura do Forte, em seguida o ciclismo, até a Epitácio Pessoa, e por fim, a corrida na Atlântica. Todo o trajeto será aberto ao

“É a hora de colocar em prática tudo o que foi planejado nos últimos sete anos”, explicou Rodrigo Garcia, diretor da Rio 2016. Para garantir o sucesso das provas, 70 funcionários do Comitê e mais de 500 voluntários vão participar do evento.

Orla abrigará também Círio de Nazaré

Um dos maiores símbolos de fé católica do país chegou ontem na capital carioca. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira do Pará, foi trazida pela Arquidiocese do Rio para realizar neste fim de semana mais um Círio na cidade. O evento será amanhã a partir das 10h, com concentração no Forte do

Preparativos para as provas de triatlo em Copacabana%3A mudanças no trânsito do bairro hoje e amanhãAlexandre Vieira / Agência O Dia

A passagem da imagem por Copacabana deve complicar ainda mais o trânsito no bairro, já bastante alterado pelas provas do Evento-Teste do triatlo.

No final da tarde, uma procissão levará a imagem até a Cracolândia, em Manguinhos, e depois para a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta.

Búzios quer sediar provas

A Associação de Hotéis de Búzios, a Associação Comercial e Empresarial de cidade da Região dos Lagos e o Búzios Convention & Visitors Bureau decidiram lançar a campanha “VelaEmBúzios 2016”, e já enviaram uma carta oficial aos governos e comitês organizadores dos Jogos se apresentando como alternativa para receber as provas de Vela das

Um dos principais argumentos dos empresários da cidade é o fato de Búzios ser o local que mais recebe eventos nacionais e internacionais de Vela no Brasil, tendo uma das melhores raias do mundo, além de completa infraestrutura para receber turistas e atletas

“A cidade de 27 mil habitantes está acostumada a receber grandes eventos. No Réveillon e no Carnaval, por exemplo, são cerca de 250 mil pessoas na cidade, quase 10 vezes o seu número de habitantes. Na Olimpíada, seriam cerca de 7 mil pessoas, entre competidores e delegações. A gente tira de letra” afirmou Thomas Weber, um dos representantes da campanha.

A intenção dos buzianos não é entrar em atrito com cariocas. Muito pelo contrário. Os organizadores acreditam que seria uma “dor de cabeça a menos” para o governador Pezão, que tem o desafio de despoluir a Baía de Guanabara. “E além do mais, Búzios também é Rio de Janeiro. Fica tudo em casa” disse Thomas Weber.

Você pode gostar