Por paulo.gomes

Rio - A dois dias do início da contagem regressiva de um ano para a Olimpíada, o governador Luiz Fernando Pezão admitiu que a meta de tratar 80% do esgoto que chega à Baía de Guanabara, até 2016, era irreal. A promessa havia sido feita, em 2009, como parte dos compromissos assumidos no Dossiê de Candidatura do Rio à sede dos Jogos. Ontem, Pezão anunciou um novo plano de despoluição da Baía que contará com a participação de sete universidades e três centros de pesquisas, dentre elas a UFRJ, Uerj, UFF, Fiocruz e PUC. Esta vez, porém, a meta é só para 2030.

Durante a assinatura do acordo de cooperação técnica, que vai avaliar as condições ambientais de toda a bacia hidrográfica da região, Pezão fez um mea culpa. “Não quero errar de novo. Essa parceria com as universidades vai nos auxiliar muito, principalmente a errar menos”, disse ele. Apesar de a meta do programa ser para 2030, Pezão não quis precisar quando a Baía será, finalmente, limpa. “Só vou saber em quantos anos a Baía será totalmente despoluída quando todos os investimentos em obras, quase R$ 3 bilhões, forem concluídos”, diz. Segundo o governador, o tratamento do esgoto jogado na Baía subiu de 17% para 49% desde a assinatura do compromisso, ainda na gestão Sérgio Cabral.

Um dos pontos críticos da Baía de Guanabara é a Enseada de Botafogo%2C onde desemboca rio com a poluição de ligações clandestinas de esgotoBiólogo Mário Moscatelli

O secretário estadual do Ambiente, André Correa, confirmou que a projeção anterior foi muito otimista. “A meta que nós estabelecemos era ousada demais”, disse. A constatação feita só agora, com anos de atraso, pelas autoridades já havia sido percebida lá atrás por ambientalistas.

“Foi mais um factóide da época. Se em 20 anos de obras, nenhuma meta de despoluição foi cumprida, não seria perto da Olimpíada que iriam conseguir limpar 80%”, criticou o ecologista e fundador do Movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo. Ex-membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, o ambientalista lembra que o governo não recuperou as praias da Baía e a própria Marina da Glória, que segue recebendo um mar de esgotos. Na sexta-feira, mais um filhote de boto, símbolo do programa de despoluição da Baía, foi achado morto na Ilha de Paquetá. Foi o segundo em apenas dois meses. “Na última contagem, havia 37, agora são 35”, alerta Sérgio Ricardo.

De acordo com o pesquisador Rogério Valle, que coordena o Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão de Produção da Coppe/UFRJ, a previsão é entregar até dezembro um plano com um conjunto de obras a serem executadas em 2016.

Maratona Cultural gratuita

Para celebrar as comemorações de um ano para a Olimpíada, cariocas e turistas vão poder aproveitar, neste fim de semana, a primeira edição da Maratona Cultural Olímpica. Serão 279 atrações, a maioria gratuita ou a preços populares, nos teatros, museus, bibliotecas, centros culturais, lonas e arenas de todas as regiões do Rio. O Centro concentrará a maior parte delas, 111. Haverá apresentações de música, dança, literatura, artes visuais e oficinas.

Um dos destaques será a distribuição de 862 ingressos para o musical Ópera do Malandro, inspirado na obra de Chico Buarque, no Teatro João Caetano. Os convites devem ser retirados até sexta-feira, na sede da Funarj (Rua México, 41, 19º andar).

A Orquestra Sinfônica Brasileira fará duas apresentações, com preços reduzidos, no Theatro Municipal. A primeira será neste sábado, às 20h, e a segunda, no domingo, às 11h30. Na Cinelândia, haverá um palco com atrações musicais, como o grupo Jongo da Serrinha e a pernambucana Karina Buhr.

Uma outra iniciativa para marcar a data será promovida pela empresa Omega, em parceria com o Viva Rio. Em vez de ficar concentrado num ponto, o cronômetro vai percorrer 12 locais onde há projetos sociais importantes para a cidade.

Lagoa em preparação para o remo

Após o clima olímpico ter tomado conta de Copacabana na competição de triatlo, os eventos-teste continuam na cidade. No próximo fim de semana, será a vez do remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O estacionamento de veículos na Avenida Borges de Medeiros será proibido a partir das 6h desta terça-feira até domingo, no bolsão de vagas ao lado do Parque dos Patins e na via de serviço ao lado do Estádio de Remo.

Na segunda, pela manhã, o Comitê Organizador Rio 2016 promoveu a ‘clínica de natação’ com triatletas internacionais para os nadadores amadores cariocas na Praia de Copacabana, no Posto Seis.

Você pode gostar