Por paulo.gomes

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes participaram nesta terça-feira da última detonação do túnel da Transolímpica, que ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro. A via, que terá 25km de extensão, passará pelos bairros da Barra da Tijuca, Curicica, Colônia Juliano Moreira, Taquara, Jardim Sulacap, Vila Militar e Magalhães Bastos.

O túnel da Transolímpica, que ligará o Recreio a Deodoro, terá 25km de extensão e tem previsão de ser inaugurado no primeiro semestre do próximo anoAlexandre Vieira / Agência O Dia

A Galeria Engenho Velho terá três pistas nos dois sentidos, sendo uma que será exclusiva para o BRT. A expectativa é que o tempo de viagem seja reduzido em 60%, beneficiando cerca de 70 mil passageiros. "A Olimpíada sempre serviu para integrar a cidade, unir a cidade. Esse é o segundo túnel que as Olimpíadas permite furar no Maciço da Pedra Branca, que liga a cidade a sua área mais pobre, mais abandonada, que é a Zona Oeste", afirmou o prefeito.

GALERIA: Perfuração do túnel da Transolímpica

A perfuração das galerias é considerada a etapa mais importante da implantação da via expressa com BRT. Serão dois túneis somando mais de três quilômetros de nova travessia: o primeiro, na Serra do Engenho Velho, conta com duas galerias e extensão de 2,8 quilômetros (1,4 quilômetro em cada sentido); enquanto o segundo, situado na Estrada da Boiúna, possui duas galerias de 190 metros cada. As detonações prosseguem nas demais galerias e já alcançam aproximadamente 2,6 quilômetros de escavação no túnel do Engenho Velho e 183 metros no túnel da Boiúna.

De acordo com a expectativa da prefeitura, as obras da Transolímpica, que estão 65 concluídas, ficarão prontas no primeiro semestre do próximo ano.

Você pode gostar