Por paloma.savedra

Rio - O Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar vai ocupar por tempo indeterminado o Complexo da Pedreira a partir deste sábado. A Corporação estima que sejam necessários 400 homens para atuar na região. A ocupação foi anunciada pelo coordenador de Inteligência da PM, coronel Antônio Goulart, em coletiva realizada nesta tarde na Cidade da Polícia, sobre a operação que culminou na morte do traficante Celso Pinheiro Pimenta, conhecido como Playboy, nesta manhã, na comunidade. Ele chegou a disparar contra policiais com uma pistola quando foi localizado em uma casa na região.

Leia mais:

'Lamento a morte, mas isso mostra que a Polícia está trabalhando', diz Pezão sobre Playboy

Traficante mais procurado do Rio é morto em ação conjunta

Durante a coletiva — que contou ainda com os delegados da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado da PF e o coordenador da Core, Fabrício Pereira —, o coronel disse que havia informações de que o criminoso estaria planejando a invasão ao Complexo da Maré. 

Estavam na coletiva os delegados da Polícia Federal%2C Harry Taveira e João Caetano%2C o delegado da Core%2C Fabricio Pereira%2C e o coronel da PM%2C Antônio GoulartAlexandre Brum / Agência O Dia

"A ocupação é de forma preventiva, para de alguma maneira minimizar os riscos para a comunidade. E, se possível, com mais informações, aumentar o resultado de prisões e apreensões no local", declarou Antônio Goulart, que ainda comentou o medo da população, muitas vezes pressionada a agir sob o comando de criminosos.

"Por mais que a PM se faça presente, garante e converse com comerciantes, é uma decisão do comércio. O comerciante, muitas vezes se sentindo inseguro no dia seguinte acha que pode sofrer retaliação e cumpre ordens do crime. Por mais que a PM faça, não consegue evitar", disse o coronel.

Policiais apreenderam a pistola que estava com o criminoso e mais um fuzil escondido na casa em que ele foi encontradoAlexandre Brum / Agência O Dia

A operação que resultou na morte do bandido foi uma parceria entre a Polícia Federal, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar. O Disque-Denúncia oferecia uma recompensa de R$ 50 mil por informações sobre o paradeiro de Playboy.

Sobre a informação de que Playboy invadiria a Maré, Goulart afirmou que o traficante estava fazendo acordo com Edmílson Ferreira dos Santos, o Sassá, para ocupar o conjunto de favelas, que está sob o comando do Terceiro Comando. "Eles repartiriam a área da seguinte forma: da Linha Amarela até o Parque União ficaria com o Comando Vermelho. E da Linha Amarela até o Conjunto Esperança com a ADA", afirmou. 

Para o delegado Harry Taveira, da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), a morte de Playboy enfraquece a atuação das quadrilhas lideradas pelo criminoso, que também era responsável por assaltos na região da Pavuna. Ele ainda lembrou o perfil do traficante: "Playboy tinha perfil extremamente violento, muitas vezes tentou tomar territórios de outras facções. E, além disso, e de ser lider, era responsável pela maior quadrilha de assaltantes na área da Pavuna. A saída de Playboy do cenário causa, em princípio, um baque na atuação dessa facção, quanto em relação aos assaltos às cargas". 

Playboy foi morto durante ação no Morro da PedreiraDivulgação

Ação contou com 80 homens

Cerca de 80 policiais e um helicóptero participaram da ação. Houve confronto, mas ainda não há informações de outros suspeitos feridos. O traficante foi baleado no abdômen e socorrido ainda com vida, sendo levado para o Hospital Federal de Bonsucesso. De acordo com assessoria do hospital, o blindado que transportava Playboy chegou por volta das 13h30 na unidade, mas o traficante já chegou morto ao local. O corpo seguiu para o Instituto Médico Legal (IML).

No Morro da Pedreira, há intensa movimentação de viaturas do 41º BPM (Irajá). O clima é tenso na região. Playboy era um dos últimos membros da quadrilha de Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, conhecido por invadir residências para praticar assaltos. Pedro Dom foi morto na Lagoa, em 2005, em ação da polícia.

Você pode gostar