Por tiago.frederico

Rio - José Mariano Beltrame disse nesta segunda-feira que não se pode valorizar "bandidos", em referência a Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morto no último sábado, numa ação conjunta das polícias Civil, Militar e Federal, no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte da cidade. "O Playboy é mais um bandido morto. Não vamos valorizar esses bandidos. Esse foi e daqui a pouco vai ter outro no lugar dele. Também vai chegar a vez dele", afirmou o secretário estadual de Segurança. Ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, ele inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói, em Itaipu.

LEIA MAIS: 

Após morte de Playboy, 6 mil alunos ficam sem aula na região de Costa Barros

Traficante mais procurado do Rio, Playboy é morto em ação conjunta

O governador adiantou que, após a morte do traficante, o conjunto de favelas da Pedreira será pacificado e disse que seu secretário já tinha intenção de colocar uma UPP. "Dependíamos da contratação de policiais, mas até o primeiro trimestre (de 2016) mais três mil serão contratados", afirmou Pezão, que após o evento no CISP, seguiu para viagem inaugural da nova embarcação da CRR Barcas nesta manhã.

Pezão acrescentou ainda que os agentes "reforçarão batalhões e a Maré". "Nós vamos ter novidades ai e isso eu deixo com Beltrame, com o Pinheiro Neto (comandante-geral da PM) e o Fernando Veloso (chefe da Polícia Civil). Mas isso é um destino natural daquela região e da Baixada", pontuou.

Governador luiz Fernando Pezão fez viagem inaugural da nova embarcacão da CCR Barcas%2C da Praça Quinze à Praça ArariboiaAlexandre Vieira / Agência O Dia

"A morte de Playboy serve para mostrar às pessoas que não vale a pena entrar para o mundo do crime". A operação do último sábado, segundo ele, "só foi possível devido a uma integração maior entre as três polícias". "Tanto que nos últimos quatro dias, três traficantes foram pegos", ressaltou.

Nos próximos dias, o Estado uma varredura na região do Complexo da Pedreira. Sobre a promessa de ataques em vários pontos do Rio após a morte do traficante, Pezão disse que "essas retaliações que os traficantes estão prometendo fazer sempre ocorreram". "Sempre acontece quando uma liderança dessas é pega, mas o governo não medirá esforços para impedir essas ações", concluiu.

Niterói vigiada

O CISP de Niterói terá até 2016 cerca de 600 câmeras, que irão monitor a cidade 24 horas por dia. Além disso, 80 botões de alerta estarão instalados em escolas, nas estações das barcas, em universidades e pontos considerados estratégicos para as forças de segurança do município. Beltrame disse que o aparelho irá "integralizar e otimizar o efetivo da polícia" e que "as três polícias estão trabalhando juntas". Questionado se a segurança pública na Cidade Sorriso irá melhorar, ele disparou: "Isso veremos daqui a algum tempo. O conjunto das decisões passa a ser mais centralizado".

Você pode gostar