Por felipe.martins

Rio - Os cariocas irão receber no domingo o evento-teste para a Olimpíada com a maior mudança no trânsito da cidade até agora. Cerca de 100 atletas de 20 países vão percorrer 165 quilômetros pelas zonas Sul e Oeste nas provas de Ciclismo de Estrada. As interdições começam a partir de zero hora de domingo e vão atingir toda a orla, de Copacabana a Guaratiba, além do circuito da Vista Chinesa, Alto da Boa Vista, Rua Jardim Botânico e Marques de São Vicente.

A largada está prevista para às 8h30, no Posto 5, em Copacabana. Os ciclistas vão percorrer os bairros de Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Guaratiba, Alto da Boa Vista, Floresta da Tijuca, Horto, Jardim Botânico e Gávea. A chegada da prova está prevista para as 12h40 em São Conrado. A previsão é de que, às 13h, as pistas fechadas para a competição comecem a ser liberadas, com exceção das ruas que são interditadas normalmente para áreas de lazer.

Clique sobre a imagem sobre a completa visualizaçãoArte O Dia

A prefeitura pede que os motoristas evitem circular pelas regiões das provas. Os transportes públicos, que são a melhor a opção para quem precisar se locomover pela área, também sofrerão alterações. O MetrôRio modificará o itinerário das duas linhas de extensão do ‘metrô na superfície’: Botafogo - Gávea e Ipanema - Gávea, das 10h15m às 13h. As linhas de ônibus que passam pela orla da Zona Sul sofrerão os mesmos desvios dos domingos, quando a pista junto à praia fica fechada.

A pista junto à orla da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Souza Lima e Francisco Otaviano, estará fechada desde 0h. Já as pistas junto à orla das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, em Ipanema e no Leblon, serão bloqueadas a partir das 7h de domingo. Estas vias serão liberadas às 18h, após o fim do período da área de lazer. A pista junto às edificações funcionará normalmente como reversível.

As pistas junto à orla das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes estarão bloqueadas das 8h às 12h. A pista da Avenida Lúcio Costa, junto aos prédios, estará funcionando normalmente no sentido Recreio. Os acessos de veículos às praias da Grumari, Prainha e Reserva estarão bloqueados de 0h até 12h de domingo. Os acessos à Vista Chinesa também estão fechadas das 5h às 13h.

A Av. Niemeyer será bloqueada duas vezes durante a manhã de domingo: de 7h30 às 9h30 e de 11h às 13h. A Estrada do Joá também estará bloqueada entre 7h45 e 12h. A Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, será interditada às 10h30 e a Estrada do Joá, das 7h45 às 12h.

Competição de Vela testa a baía

Além das provas de ciclismo, começa neste sábado mais um evento-teste. É a segunda prova preparatória para as competições olímpicas de vela na Baía de Guanabara, que tem gerado muitas preocupações em relação à poluição. O comitê Rio 2016 tenta tranquilizar os competidores. “Acompanhamos o monitoramento da qualidade de água feito pelos órgãos ambientais competentes e compartilhamos os resultados com as federações esportivas, atletas, comissões técnicas e com o Comitê Olímpico Internacional”, explicou Tania Braga, gerente-geral de Sustentabilidade do Rio 2016, acrescentando que, nas raias da competição, as águas estão dentro dos padrões internacionais.

As temperaturas devem continuar altas e, sem chuvas, no fim de semana do inverno carioca. A previsão é de que a máxima chegue a 32 graus, neste sábado, e 33, domingo. Já a madrugada deve ter a mínima de 16 graus.

Você pode gostar