Por clarissa.sardenberg

Rio - Manifestantes se reuniram na orla de Copacabana em uma passeata, contra o governo Dilma neste domingo. O clima de revolta contra o PT deu o tom da manifestação, que pedia o impeachment da presidenta. O protesto reuniu diversas famílias e, principalmente, pessoas que pediam a volta do regime militar no país. Populares gritaram frases contra o ex-presidente Lula e, alguns, palavras de baixo calão sobre Dilma. O juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, foi lembrado em faixas de apoio. A atriz Regina Duarte publicou em sua rede social uma foto em cima de uma árvore durante o protesto.

VEJA MAIS

GALERIA: Manifestação contra a presidenta Dilma em Copacabana

Manifestantes de vários estados vão às ruas exigindo a renúncia de Dilma

Simpatizantes do PT se concentram em frente ao Instituto Lula em São Paulo

Uma equipe da TV Globo foi expulsa do ato após gritos de "Fora Globo" puxados pelo carro de som do Revoltados Online e do Movimento Vem Pra Rua. Os profissionais quase foram agredidos. Uma minoria tentou apoiar o trabalho dos jornalistas, mas os profissionais, xingados, foram obrigados a sair da manifestação pela Rua Bolívar, escoltados pela PM. O repórter Paulo Renato Soares e outros quatro profissionais da Globo acabaram impedidos de realizar seu trabalho.

Manifestantes lotaram a orla de Copacabana neste domingo durante protesto contra a presidenta Dilma RousseffSeverino Silva / Agência O Dia

Faixas pediam por uma intervenção militar no país e o impeachment da presidenta. O protesto, com muitas pessoas vestidas com camisas do Brasil, reuniu, em sua maioria, manifestantes de mais de 45 anos, de classe média e classe média alta.

Ao todo, cinco carros de som seguiram pela orla de Copacabana. Os grupos "Extermínio do Foro de São Paulo", "Não união de combate à corrupção" e "Pesadelo dos políticos", se reuniram em um deles e durante pronunciamentos, falaram palavras de baixo calão sobre a presidenta.

O personal trainer Juba Ramos, de 40 anos, chamou Dilma de "vaca" em resposta a um homem que se identificou como "Capitão Brasil". José Roberto, de 51 anos, afirmou que respeita Dilma pela idade, mas que ela "não sabe de nada".

Vestidos com as cores da bandeira brasileira, muitos manifestantes pediram a saída de Dilma RousseffSeverino Silva / Agência O Dia

Outro carro de som reuniu manifestantes a favor de uma intervenção militar no país. Segundo eles, muitos vestidos em trajes militares, Dilma é comunista e as escolas do país educam as crianças para serem socialistas. O grupo cantava o hino nacional e o da bandeira, além de músicas contra o ex-presidente Lula.

O militar da reserva do Exército Antônio Saulo, de 63 anos, criticou a proibição do militar de se manifestar. Ele foi ao protesto com um jipe, que no bagageiro tem um boneco vestido de soldado com uma faixa que diz: "Militar é um representante do povo".

"A faixa é só para lembrar que as pessoas do Brasil precisam de respeito, como os militares conseguiram dar o país", dizia o comerciante Carlos Cardoso, de 70 anos.

A atriz Regina Duarte subiu numa árvore durante o protesto neste domingo%2C em Copacabana%2C contra a presidenta Dilma RousseffReprodução Instragram

O nome de Lula foi, por muitas vezes, mais mencionado no ato do que o da própria presidenta Dilma. Frases como "Lula cachaceiro devolve o meu dinheiro" e "Nossa bandeira não será vermelha", foram entoadas pelos manifestantes.

Em um protesto marcado por pedidos de intervenção militar e impeachment, alguns resolveram se manifestar pela volta da monarquia no Brasil e carregavam bandeiras do tempo do Império. Outros levaram suas panelas às ruas em sinal de revolta. "A panela está vazia porque está tudo muito caro, o alimento está caro e a inflação alta. Eu bato panela para tirar a Dilma e o PT", declarou Maria Sales, de 45 anos.

Um grupo também pediu assinaturas para tentar um projeto de lei no Congresso contra a corrupção. Além disso, muitos se manifestavam a favor do juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. Diversas pessoas carregaram cartazes com a frase "Eu apoio o juiz Moro" e "#EuApoioALavaJato"

Alguns manifestantes pediram a volta da monarquia e do regime militarSeverino Silva / Agência O Dia

Os protestos contra o governo petista seguem país afora. Nas redes sociais, manifestantes usam as hashtags #ForaDilma e #VemPraRua e publicam diversos registros dos atos pelo país.

Manifestantes foram às ruas em Bauru, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Brusque, Chapecó, Concórdia, Juiz de Fora, Maceió, Mogi das Cruzes, Recife, Ribeirão Preto, Piracicaba, Salvador, São José do Rio Preto, Timbó, Uberaba, Uberlândia e Volta Redonda.

Você pode gostar