Por felipe.martins

Rio - Com as belezas naturais do Estado do Rio como cenário, começa nesta quarta-feira a sexta edição do Tour do Rio de ciclismo. A largada do maior evento da modalidade na América Latina será às 11h, na Praia da Barra da Tijuca. Ao todo, 90 ciclistas vão pedalar por 797 quilômetros, passando por 25 cidades em cinco dias de competição. Pela primeira vez, o roteiro inclui trechos dentro de Minas Gerais. A chegada será no Rio, na Quinta da Boa Vista, no domingo, por volta das 10h30.

O trajeto inicial do Tour do Rio inclui trechos do percurso olímpico da prova de ciclismo de estrada. A última etapa terá largada às 7h de domingo, em Teresópolis, e passará por Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo, Niterói e Rio, num total de 145 quilômetros.

Veja o circuito do Tour do RioArte O Dia

Por isso, a Ecoponte já recomendou que os motoristas evitem trafegar pela Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio, entre 10h e 12h30 de domingo, já que a via será fechada por cerca de 40 minutos. A concessionária explicou que o tempo é necessário para implantação e retirada dos dispositivos operacionais e de segurança, passagem dos atletas e total liberação da via. A Ecoponte informou ainda que vai operar em regime especial antes e após a passagem dos atletas.

Do Brasil, estão confirmadas no Tour do Rio as nove equipes que ocupam as primeiras posições no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo. Seis equipes do exterior participarão da edição deste ano. Os ciclistas fazem uma velocidade média de 45 a 50 km/h no plano e chegam a atingir 105 km/h em descidas. Entre os destaques do Tour do Rio, está o paulista radicado em Maringá (PR) Rafael Andriato, que representa a equipe italiana Southeast Pro Cycling Team e é o recordista de vitórias em etapas da competição, com cinco triunfos no total.

João Marcelo Gaspar, de 23 anos, do Mato Grosso do Sul, é outro destaque. Ele venceu todas as etapas na categoria sub-23 no Tour do Rio de 2013 e compete agora na categoria elite. Vencem a prova o ciclista e a equipe que completarem as etapas no menor tempo.

Você pode gostar