Por bferreira

Rio - Moradores de 22 comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro terão, ainda este ano, a oportunidade de se preparar para uma nova chance no mercado de trabalho. Um acordo firmado ontem no Palácio Guanabara prevê a abertura de 1.443 vagas em oito cursos profissionalizantes.

Victer (D)%2C em reunião com participação de Pezão%2C acredita que os formados terão chances nas OlimpíadasDivulgação

As vagas são para Artesanato com Material Reciclável, Aproveitamento Integral de Alimentos, Camareira em Meios de Hospedagem, Copeiro, Recepcionista, Costureiro, Auxiliar Administrativo e Almoxarife. Segundo a Faetec, a demanda foi definida com base nas próprias comunidades. A iniciativa conta com recursos do Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e receberá verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“As empresas estão ávidas por pessoas qualificadas, mesmo neste momento”, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão. “Faremos uma distribuição equilibrada das vagas para que todas as unidades presentes em comunidade com UPPs sejam contempladas”, explicou o presidente da Faetec, Wagner Victer. “Quem fizer estes cursos poderá, futuramente, ser selecionado para trabalhar nos Jogos Olímpicos”, aposta.

QUEM FEZ, APROVA

A modelo Josy Kelly, de 23 anos, moradora do Jacarezinho frequentou há 10 anos os cursos de informática no polo da favela em que mora e deu uma guinada na sua vida. “Depois do curso, trabalhei consertando computadores pela favela, fiz cursos de manutençã, entre outros.” Lucielene Santy, 36, já fez inglês e espanhol na Faetec do Complexo do Alemão. “Os professores são ótimos.Gostaria apenas que tivesse francês e níveis avançados de inglês e espanhol”, pediu.

A parceria beneficiará as comunidades do Complexo do Alemão, Andaraí/São João, Arará/Mandela e Manguinhos, Borel e Salgueiro, Camarista/Méier, Jacarezinho, Macacos, Caju e Mangueira, Vila Cruzeiro, Providência, Prazeres, Batan, Cidade de Deus, Vila Kennedy, Chapéu Mangueira/Babilônia, Pavão/ Pavãozinho, Cantagalo, Santa Marta e Complexo da Mangueirinha.

Você pode gostar