Por paulo.gomes

Rio - Duas pessoas foram detidas na manhã desta sexta-feira vendendo saldos do Bilhete Único, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Eles foram surpreendidos durante operação da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans). A ação, que teve o apoio das polícias Civil e Militar, era para combater fraudes no cartão.

Foram apreendidos cartões do Bilhete Único durante a operação nesta sexta-feira%2C em Campo GrandeDivulgação

Os homens foram levados para a 35ª DP (Campo Grande), onde foi aberto o inquérito para investigação policial. Eles prestaram depoimento e em seguida foram liberados. Além disso, o motorista da linha 2336 (Campo Grande x Castelo) e o despachante de ônibus da Viação Pégaso também foram levados para a unidade para prestar esclarecimentos, onde foram liberados.

Durante a ação, também foram apreendidos R$ 280 e 40 cartões do Bilhete Único. De acordo com o decreto 45.338/15 será aberto processo administrativo para avaliação do caso, o que poderá resultar na suspensão do benefício aos titulares dos cartões encontrados com a dupla.

A Secretaria de Transportes informou que, desde março, trabalham em conjunto com a polícia no combate à fraude no Bilhete Único Intermunicipal.

Entre as principais denúncias investigadas estão casos de desvio na utilização do BU; fraudadores vendendo créditos de BU em pontos de ônibus; utilização de BU de terceiros por cobradores; vans intermunicipais validando bilhetes acima da capacidade de carregamento de passageiros; entre outras.

As operações de fiscalização incluem ações em vários terminais rodoviários, blitzes móveis e perícia em validadores de bilhetes.

“O combate às fraudes do BU é uma prioridade do Estado para proteger um programa que atende diariamente milhões de usuários. A criação da Controladoria do BU e a parceria com a Polícia Civil estão dando resultados e uma série de operações serão desencadeadas na próxima semana”, afirmou o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Você pode gostar