Por bianca.lobianco

Rio - Apaixonados pela Sétima Arte, o médico Yung Bruno Gonzaga, 38 anos, e sua esposa, a fisioterapeuta Renata Bujokas, 36, viveram um casamento cinematográfico. Ele encarnou o ‘Poderoso Chefão’ e distribuiu bênçãos entre seus ‘afilhados’. Ela, de noiva, recebeu as alianças de pequenos seres vindos de uma galáxia fictícia. Eram os pajens fantasiados de personagens do filme ‘Guerra nas Estrelas’. Os padrinhos vieram de gângsteres e a equipe do cerimonial se multiplicou em várias ‘bonequinhas de luxo’. No lugar do convite, amigos e familiares receberam ingressos para a festa, realizada no antigo Cine Veneza, na Urca, com direito à carrocinha de pipoca.

Casamentos com temáticas populares fazem sucesso no RioEl Grego / Divulgação

Cerimônias temáticas que fogem das celebrações tradicionais estão na moda. Vale tudo para tornar esse dia único e ainda mais inesquecível. “Nós dois somos cinéfilos, sempre imaginamos fazer uma festa que fosse a nossa cara. Um retrato do amor que sentimos um pelo outro e pela Sétima Arte”, conta Renata, que, junto com o marido, foi a estrela de um ensaio fotográfico usado nos pôsteres na entrada do cine. Uma maneira de homenagear clássicos do cinema, como Pulp Fiction, Sr e Sra Smith e Casablanca. “As músicas da cerimônia foram temas de filmes importantes para nós”, diz Renata.

Responsável pelo casamento, a cerimonialista Claudia Couttinho percebe que os casais querem uma festa original que surpreenda a todos. “Os noivos buscam algo que tenha a ver com a história do casal e que ao mesmo tempo seja inesquecível”, diz. Para a maquiadora e produtora de eventos Maria Clara Roque, o casamento inspirado no Nordeste foi surpresa até para eles.

“Não íamos fazer nada, porque o dinheiro estava curto. Mas, faltando 15 dias para o casamento decidimos preparar uma festa nordestina. Foi uma loucura. Tudo às pressas”, lembra ela, que, deixou a tradição de lado e inovou. “Entrei dançando forró com meu pai, que me entregou ao meu marido”, recorda.

Natural do Nordeste, o casal brindou os convidados com o melhor da gastronomia da região. Do suco de seriguela e tamarindo aos pratos típicos como jabá com jerimum (carne seca com abóbora). Até o tradicional bem-casado cedeu a vez para o bolo de rolo. A história dos noivos foi contada pelo pai dela, André Roque, em cordéis. “Foi lindo. Muito melhor do que eu imaginava”, disse Maria Clara.

Igreja católica veta fantasia diante do altar

Um casal de Garibaldi, na Serra Gaúcha, trocou as alianças de um jeito bastante inusitado. Ela entrou na igreja católica vestida de princesa Fiona e o noivo, de Shrek, o simpático ogro. O frei que celebrou a cerimônia não viu nada de mais no desejo dos pombinhos, mas acabou advertido pelo bispo da diocese local.

“Na Igreja Católica há muitas restrições. Só são permitidas músicas sacras. Por isso, os noivos têm optado por realizar cerimônias em casas de festas quando querem fugir do tradicional”, diz a cerimonialista Cláudia Couttinho.

Se inspire e aproveite a festa:

ESCOLHA DO TEMA
Festa caipira, gótica, ecológica, americana, na praia, no campo, havaiana, de época (vintage), das mil e uma noites, circense, hippie, de cinema, nordestino, tropical, entre outras. Motivos não faltam para inspirar o tão sonhado dia. A escolha, porém, deve levar em consideração a afinidade de um dos noivos, ou dos dois, com o tema.

SEJA CRIATIVO
Alguns casamentos temáticos podem ser uma alternativa bastante econômica em tempos de crise. Nas celebrações na praia ou no campo, por exemplo, os noivos podem abusar de flores naturais e mais simplos, tecidos crus, como chita e juta, cizal, cestas de palha, galhos secos e bambu.

DECORAÇÃO
O estilo escolhido pelo casal cai bem nas roupas dos padrinhos, dos pajens e até da equipe do cerimonial. O tema pode servir de inspiração na decoração, nos convites, nas lembranças, na música e nos comes e bebes. O mais importante é que a história do casal esteja presente em cada detalhe, como em fotos ou na música preferida.

Você pode gostar