Por nicolas.satriano

Rio - Os cariocas que não quiseram encarar as estradas cheias para o feriadão da Independência poderão escolher diversas atividades gratuitas ou de baixo custo que acontecem na cidade. Após quatro anos fechada para obras do Porto Maravilha, a Praça Mauá será reinaugurada amanhã, em clima de festa. O evento gratuito terá início às 9h30, com apresentações de blocos e escolas de samba da Zona Portuária.

À tarde, a animação fica por conta das rodas de chorinho e capoeira, além das apresentações de teatro e poesia. A programação contará também com feiras de artesanato e gastronomia, com direito a quitutes típicos da região. Haverá ainda oficinas e distribuição de balões para entreter as crianças.

A Praça Mauá foi ampliada até a beira da Baía e se conecta ao passeio que leva ao Museu do AmanhãAlexandre Brum / Agência O Dia

A Avenida Rio Branco será fechada, amanhã, das 7h às 18h, criando uma ligação com o Aterro do Flamengo. Os dois cruzamentos da avenida serão abertos com o auxílio de operadores de tráfego, nas avenidas Beira-Mar e Presidente Vargas.

O fechamento da Rio Branco será um teste para criação de uma nova área de lazer na cidade, que pode vir a se repetir todos os domingos. A Praça Mauá terá programação própria também aos fins de semana.

Já na segunda-feira, 7 de setembro, acontece o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Presidente Vargas, que terá início às 9h30 em frente à Candelária. Cerca de 4 mil pessoas são esperadas no evento, que deve durar cerca de duas horas.

A cerimônia contará com a apresentação de alguns atletas paralímpicos, além de representantes das Forças Armadas, alunos de escolas municipais e outras entidades civis. O trânsito deve sofrer mudanças a partir das 4h de amanhã. Também haverá desfile em Niterói, às 9h, entre a Rua Marquês de Olinda e a Rua Coronel Gomes Machado.

Vale lembrar que, na última quinta-feira, teve início a 17ª Bienal do Livro, maior evento literário do país, que reúne autores nacionais e estrangeiros, novatos ou consagrados pelo público. O evento acontece no Riocentro e vai até o dia 13. O ingresso custa R$ 16 e conta com a opção meia entrada.

Informe-se

CHUVA NO FERIADO
Segundo o Climatempo, hoje e amanhã deve chover a qualquer hora do dia na Região Metropolitana do Rio, onde os termômetros devem marcar até 24º C. Na segunda-feira, com o aumento do calor em todo o estado, a temperatura pode chegar a 27ºC, mas ainda há possibilidade de chuva no fim da tarde e à noite.

Apesar da chuva, o tempo na Região dos Lagos deve ser mais quente e pode chegar aos 31º C entre hoje e o feriado. Quem optou por curtir o friozinho da Região Serrana também deve se preparar para o tempo úmido: deve chover em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo nos três dias de folga.

RODOVIÁRIA CHEIA
Apesar da previsão de chuvas, o movimento de saída do Rio é intenso. Mais de 200 mil pessoas deverão passar pela Rodoviária Novo Rio. As Regiões dos Lagos e Serrana são as mais procuradas. Vale lembrar que, desde terça, é obrigatória a apresentação de documento de identificação civil original com foto para adolescentes com 12 anos ou mais.

TRÂNSITO
Ontem à noite, viajantes enfrentaram engarrafamento em todas as saídas do Rio. A lentidão chegou a 28km na rodovia Rio-Manilha. A previsão é de fluxo intenso em todas as saídas entre as 9h e 13h de hoje, e, na volta, de 13h às 19h, de segunda.

Reportagem de Clara Vieira

Você pode gostar