Pelas Ruas: Boêmios do Samba

Nova agremiação é fruto do encontro de uma turma que se reúne uma vez por mês no Beco da Cirrose

Por O Dia

Rio - Uma nova escola de samba surgiu na cidade. É o Grêmio Popular e Cultural Escola de Samba Bohêmios da Cinelândia, que vai desfilar em 2016 pelo grupo E com o enredo ‘Negro, a cor da vida’. A nova agremiação é fruto do encontro de uma turma que se reúne uma vez por mês no Beco da Cirrose, e que faz ali uma roda de samba. Com as cores amarelo, vermelho e verde, nasce apadrinhada pelo Cordão da Bola Preta e pela Estácio de Sá. O batizado da Bohêmios é amanhã, a partir de 14h, na Rua Álvaro Alvim, com muito samba, claro.

Justiniano e Teodora

Quem tem curiosidade de conhecer o Antigo Palácio da Justiça, que integra o Corredor Cultural do Rio, e saber mais sobre a história do Direito, pode aproveitar as visitas teatralizadas, guiadas por personagens ícones do judiciário. A próxima acontece no dia 26, às 16h, tendo como personagens-guia os imperadores bizantinos Justiniano, O Grande, e sua esposa Teodora, numa divertida viagem ao lado de Ruy Barbosa e a deusa Têmis. De graça.

Arte na rua

O 2º Festival Carioca de Arte Pública, agora estabelecido na Praça Santa Emiliana (IAPI da Penha), apresenta um leque de atrações de hoje a domingo. A caravana dos artistas públicos, comandada pelo ator, diretor e teatrólogo Amir Haddad, conta nessa edição com a Velha Guarda da Leopoldina, Será o Benedito? (teatro), Sergio Biff e seu Cinemegéia (teatro de bonecos), entre outras encenações. Começa hoje trazendo Feitiço do Samba, com a Velha Guarda da Leopoldina. E ainda terá microfone aberto para quem quiser se aventurar.

2º Festival Carioca de Arte Pública apresenta um leque de atrações de hoje a domingoDivulgação

Criolice a céu aberto

Tem Criolice amanhã, a partir das 15 horas. A roda de samba a céu aberto de Padre Miguel, na Zona Oeste, é um grande encontro de sambistas da cidade. Mais que isso, o projeto é feira cultural ou, como seus organizadores gostam de definir, um “movimento de matriz africana”. Além de música, reúne roupas, acessórios, culinária, oficinas e tantos outros elementos da cultura negra.

Dança na Gamboa

A terceira edição do Dança Gamboa recebe o Grupo Efeito Urbano, que apresenta o resultado de residência com a coreógrafa Sonia Destri Lie, no palco do Galpão Gamboa amanhã, às 21h, e domingo, às 20h. Durante um mês, os 11 integrantes do jovem grupo, nascido no Morro da Providência, desenvolveram trabalho de dança de rua com a artista carioca. O projeto vai até o dia 1º de novembro, com residência artística.

?CONFETES

Tem Batuque na Cozinha hoje de 17h às 22h, na Praça da Bandeira, com roda de samba e choro. Repertório de clássicos e modernos, com músicas de Noel Rosa, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Candeia, Toninho Geraes, Ismael Silva, Seu Jorge, Geraldo Pereira, Mart'Nália, Clara Nunes e muito mais.

Monarco comanda a Feijoada do Cosme Velho, no domingo, com repertório de sucessos como ‘Tudo menos amor’, ‘Coração em desalinho’, ‘Isolado do mundo’ e ‘Vai vadiar’. O esquenta corre por conta de Margarete Mendes e do grupo Mojubá, e ainda tem o samba do Grupo Arruda.

Hoje à noite e na sexta. 25, tem baile com o Noites do Norte na Casa da Gávea. Será a celebração da primavera, com direito a todo o swing caribenho, às flores, músicas bregas e lambadas do irreverente conjunto musical. No Baixo Gávea.

Domingo, antecipando as comemorações de Cosme e Damião, tem a roda de samba do Velhos Malandros recebendo vários amigos na Praça da Harmonia, a partir das 14h. Aproveitando a ocasião, eles pedem aos amigos que levem doces e roupas para serem distribuídas às famílias carentes da Zona Portuária.

VEM AÍ O PRIMEIRO FESTIVAL do Movimento Rio Ao Ar Livre que acontecerá no Campo de Santana, em novembro. Com atividades de gastronomia, entretenimento, música e infantis, vai ocupar um dos lugares mais bonitos do Centro e que andou tão esquecido pela cidade.

Coluna de Rita Fernandes


Últimas de Rio De Janeiro