Por tiago.frederico
Criança de 9 anos subia a escada para entrar em casa e morreu na frente da mãe%2C que presenciou toda a ação pela janelaReprodução Facebook

Rio - Ao reagir a um suposto assalto, um policial militar atingiu com um tiro a sobrinha, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na noite deste sábado. Ana Gil da Silva Ananias, de 9 anos, subia as escadas de casa e morreu na frente da mãe, que viu tudo pela janela. 

A tragédia familiar aconteceu na Avenida Presidente Linconl, no bairro Jardim Meriti. O soldado PM Márcio Henrique Oliveira da Silva, lotado no 22 º BPM (Maré), pensou que seu carro, um Celta preto, estava sendo roubado e deu ordem para o motorista parar. Como não foi obedecido, o policial disparou três tiros. 

Quem estava ao volante não era um ladrão, mas um primo do policial — Alexander de Oliveira Alves da Silva, 29 anos — que pegara seu carro sem pedir autorização. A menina Ana Gil estava subindo as escadas para entrar em casa quando foi baleada. Ela foi levada para PAM e transferida para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, mas não resistiu.

O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense. Atingido por um tiro, o carro do policial foi periciado no local. A arma dele foi apreendida. O corpo de Ana foi encaminhada para o Instituto Médico Legal. A mãe da criança também prestou depoimento na delegacia.

Os agentes buscam possíveis testemunhas e imagens de câmeras de segurança instaladas na localidade para análise. 

Vítima era uma criança alegre e muito querida por todos

De família humilde, Ana Gil da Silva Ananias era uma criança levada e tida por todos como uma menina alegre e sorridente. Uma perda muito dolorosa para a família, amigos e vizinhos da garota.

Na rua onde a pequena Ana morava, o clima entre os vizinhos era de tristeza e muita comoção. Muitos conhecidos lamentaram a tragédia. “Conhecíamos a Ana desde que nasceu, é uma tragédia que abalou todos os moradores da região, sentiremos muito a falta dela brincando aqui na rua. Quando vi o estado que ela saiu daqui sabia que não voltaria mais, ela estava muito mal”, contou uma vizinha. “Eles (pais da menina) são pessoas maravilhosas, não mereciam isto que está acontecendo. É uma coisa que nunca iremos esquecer”, falou outro vizinho, que disse não ter escutado os tiros.

Aiane Cristina, amiga da família há anos, disse que estão todos muito abalados. “A família está arrasada, é tudo muito triste. Ela era uma criança alegre, muito sorridente, como outra qualquer. Estamos todos reunidos, ajudando, e, principalmente, estamos em oração, que é o que eles precisam neste momento tão difícil da vida deles”, afirmou.

O caso está sendo investigado pela DHBF. Atingido por um tiro, o carro do policial foi periciado no local. A arma do PM Márcio Henrique, tio da menina, foi apreendida. Ele e a mãe da criança já prestaram depoimento na delegacia. Os agentes buscam possíveis testemunhas e imagens de câmeras de segurança instaladas na localidade para análise.



Você pode gostar