Por nicolas.satriano

Rio - Para enfrentar a crise econômica e manter o movimento de passageiros durante o feriadão, empresas de ônibus apelaram para grandes promoções. Muitas delas, ampliaram os prazos de parcelamentos das passagens e baratearam os preços. A ideia deu certo. O movimento de passageiros surpreendeu até mesmo a direção da Rodoviária Novo Rio. “Subimos nossa expectativa de 200 mil para 260 mil passageiros”, explica Beatriz Lima, assessora de imprensa do terminal.

Segundo a assessoria, o movimento do feriadão está maior do que o do último final de semana prolongado - o de 7 de setembro. Os ônibnus para Cabo Frio, por exemplo, estão partindo lotados. A lotação para as cidades de Minas ultrapassou 80%. Ao todo, 6590 veículos operam na Rodoviária.

Quem não comprou passagens com antecedência, enfrentou filas ontem de tarde. “Cheguei às 11h para comprar minha passagem para Juiz de Fora e só consegui para 16h30. E ainda está atrasado”, reclamou o caminhoneiro Josiel de Carvalho, que estava acompanhado da mulher Aline Ferreira e de dois

Turistas esperam ônibus e reclamam das filas. Compra de bilhetes com antecedência é a melhor alternativaErnesto Carriço / Agência O Dia

O ajudante de caminhoneiro Gutemberg Anderson Campos, de 41 anos, também reclamou das filas nos ônibus para Minas. “Vou esperar o ônibus por quatro horas e nem tenho como fazer com a bagagem. Está pesada e não dá para ir ao banheiro”, contou.

Em busca de tranquilidade, a família de Sueli Pereira, de 60 anos, resolveu viajar para Iguaba, na Região dos Lagos. “Lá é bom para passear com as crianças, sem tumulto e ainda é mais fresco que aqui”, animou-se a Sueli, ao lado dos os três netos, de 3 a 6 anos, e da filha Ana Paula Jesus.

Estrangeiros também passaram pelas plataformas de embarque. Um trio de amigos ingleses decidiu incluir Búzios na viagem de férias ao Brasil. “Vimos fotos e queremos conhecer”, empolgou-se o engenheiro Ashley Gordine, de 25 anos, ao lado do jornalista Alex Taylor e do ator Alex Light. “Búzios é lindo”, emendou a argentina Erica Diro, de 41 anos.

Feriadão com praia e calor no Rio

Para quem ficará no Rio, o fim de semana será de sol e calor, segundo a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo.

Hoje o dia deve ficar parcialmente nublado e a temperatura mínima não passará de 22° C. A máxima chega a 32° C. De noite, não há possibilidade de chuva, embora o céu possa ficar nublado.

Já no domingo e na segunda-feira, a previsão é de poucas nuvens no céu. No dia das crianças, os termômetros sobrem e a máxima alcança 34° C. A frente fria que está no Sul do país e já causa instabilidade e umidade em São Paulo, só deve chegar ao Rio na terça-feira quando a tendência é de chuva a partir do fim da tarde.

Além do tempo favorecer a praia do carioca no feriadão, o mar também terá boas condições na maioria das praias. As que estarão com águas impróprias para o banho são: Leblon (da Afrânio de Melo Franco ao Vidigal); Urca; Barra da Tijuca (do Quebra-Mar até os Bombeiros); Botafogo, Flamengo, Paquetá e Ilha do Governador, de acordo com o último boletim do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), divulgado na tarde de ontem

Você pode gostar