Por nicolas.satriano

Rio - Um livro para celebrar o Rio de Janeiro e arredores. E escrito por cariocas, considerando estes não apenas os que nasceram na Cidade Maravilhosa, mas os que foram adotados, de uma forma ou de outra, por esta terra cheia de encantos mil.

É o “O Meu Lugar”, organizado pelo colunista do DIA Luiz Antônio Simas e pelo jornalista e escritor Marcelo Moutinho. Inspirado no famoso samba de Arlindo Cruz e Mauro Diniz, o livro traz 34 crônicas de gente que vive cada detalhe desta terra, cada qual no seu quadrado, contando um pouco do território que mais marcou a sua vida.

Com orelha escrita pelo craque Paulo César Pinheiro, “O Meu Lugar”, editado pela Mórula Editorial, reúne pérolas de algumas das melhores canetas da cidade.

Do Méier de Moacyr Luz à Vila Isabel de seu inseparável parceiro Aldir Blanc. O Irajá de Nei Lopes e a Tijuca de José Trajano. Tem o colunista do DIA Fernando Molica contando sua infância em Piedade; o rubronegro Janjão Pimentel declarando seu amor por Laranjeiras, e Luís Pimentel (outro colunista do DIA com a sua idílica Copacabana.

Simas e Moutinho organizaram o livro “O Meu Lugar”%2C pela MórulaBruno Marins / Divulgação

A publicação traz também escritores que começaram há pouco a carreira, mas que são figurinhas fáceis nas mais e também nas menos badaladas esquinas e balcões desta cidade, como João Felipe Brito, Manuela Oiticica e Juliana Krapp.

“É um livro afetivo, sem problematizar as questões urbanas da cidade e sem qualquer tipo de compromisso histórico. É um presente da gente para o Rio”, explicou Simas, que conta de forma impagável como transformava o Réveillon de Nova Iguaçu na sua Copacabana.

Imperiano de fé, Marcelo Moutinho, nascido em Madureira, reconta seu passado no bairro pelas retinas do pai. Atualmente em Botafogo, ele brinca com os vizinhos que perguntam o motivo de haver, no livro, predominância dos bairros da Zona Norte e do subúrbio.

“Ora, porque há mais bairros lá do que na Zona Sul. É que ninguém para e pensa sobre isso. Basta fazer a conta. Mas a Zona Sul está todinha no livro também”, avisa.

E de fato está. Aliás, a cidade inteira está. E todas as outras que vivem dentro deste Rio de Janeiro. Se faltava um livro que não fosse chapa-branca para comemorar os 450 anos do balneário, agora não falta mais.

Lançamento com samba e certeza

“O Meu Lugar” será lançado no sábado, dia 17, no Al-Farabi, misto de sebo e botequim localizado na Rua do Rosário, 50. Um dos redutos tanto de Luiz Antônio Simas como de Marcelo Moutinho. E de tantos outros escritores, artistas, jornalistas e pensadores. E gente que não quer pensar em nada a não ser na cerveja gelada.

“É um livro que nasceu na mesa de bar, lugar onde se projetam duzentas coisas para sair uma. Mas quando sai, é bacana”, garante Luiz Antônio Simas, o anfitrião da festa.

A festança será regada a muito samba, com a roda comandada por Marina Íris e Nina Rosa, duas estrelas da nova geração.

Você pode gostar