Por nicolas.satriano
Labradores Lua e Lion farejam sobreviventes nos escombros da explosãoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Rio - Nem o Corpo de Bombeiros sabia onde estava o laudo aprovando a utilização de GLP na pizzaria Dell’Arco, principal suspeita do vazamento de gás que explodiu um quarteirão da Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão na última segunda-feira.


A corporação emitiu uma nota oficial em que reconhece a desorganização. 'Não foi localizado, no sistema ou arquivos físicos da corporação, documento que atestasse regularidade dos sistemas da referida pizzaria'. No mesmo comunicado, os bombeiros informam que a prefeitura encontrou o documento perdido, anexado ao alvará. A data da autorização também surpreende: é de dezembro de 2001.


O restaurante Ipueira, que funcionava ao lado e também foi destruído, tem laudo de 2005. Tanto tempo depois, não consta que nova vistoria tenha sido feita nas lojas. "Isso deveria acontecer de três em três meses, pelos bombeiros e pela prefeitura”, acusa o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Antônio Eulálio Araújo. “A perícia vai apontar, mas são fortes os indícios que o vazamento tenha sido na pizzaria, pois as embalagens foram parar sobre um prédio de dez andares”, avaliou.


Cerca de 600 toneladas de entulho foram retiradas ontem do que sobrou dos De acordo com o SindRio, a cidade tem mais de 18 mil bares e restaurantes e cerca de 600 hotéis. É importante que as pessoas denunciem o estoque de botijões de gás - . só é permitido o estocar até dois botijões ou cilindros. 


O Corpo de Bombeiros recolheu os pertences dos moradores no entulho e encaminhou à Defesa Civil.. O dono da Cabral Esportes, José Augusto Cabral, conseguiu recuperar a maioria do estoque. "Como minha loja não explodiu, mas foi demolida por falta de segurança, as mercadorias não queimaram, então recuperei parte do trabalho da minha vida toda". 


Lion e Lua, focinhos de super-heróis


Os cães Lion e Lua, dois labradores dos Bombeiros, ajudaram a localizar as vítimas entre as toneladas de escombros. Lua, de pelagem negra, tem um ano de idade e é estreante no ofício de salva-vidas. Já Lion, de cor bege, tem seis anos e meio e está na história dos resgates desde 2010.


“É nosso herói e já veterano”, comentou o tenente Thiago Câmara. “Ele é dócil e muito esperto. Quando perguntado se há algum humano para ser socorrido, ele balança o rabo e fica sentado ou em pé. Se a vítima é animal, ele se deita, em sinal negativo”, explica.


Enquanto os humanos têm aproximadamente cinco milhões de células sensíveis a odores, um cão pode ter até 220 milhões, o que lhes confere uma espécie de superpoder no caso de resgates.

Você pode gostar